Coluna da quarta: PSB aposta na confiança entre Lula e Alckmin

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
11 de fevereiro de 2026 às 00h00min
Foto: Ricardo Stuckert

O encontro entre João Campos (PSB) e o presidente Lula, no Palácio do Planalto, entrou definitivamente no terreno eleitoral. A ida do prefeito a Brasília teve como objetivo central defender a permanência de Geraldo Alckmin (PSB) na chapa presidencial como vice, em meio às especulações de que o petista poderia buscar um nome do MDB para a composição.

Em Pernambuco, o movimento nacional tem reflexos diretos. João Campos não esteve na capital federal apenas para sustentar o nome de Alckmin, mas também para costurar um palanque único no estado com a presença de Lula, evitando divisões que possam favorecer a governadora Raquel Lyra (PSD).

Ao defender de forma incisiva a manutenção de Alckmin nesse projeto, o PSB aposta na relação de confiança construída entre Lula e seu vice como um ativo político. Mais do que uma discussão sobre nomes, o partido trabalha para evitar fissuras a nível nacional que possam comprometer o roteiro socialista no seu principal estado.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Aniversário – Após sessão realizada ontem (10), na Câmara dos Deputados, em comemoração aos 46 anos do PT, a Câmara Municipal do Recife promove, nesta quarta (11), uma solenidade para destacar o legado da legenda. A iniciativa é do vereador e presidente municipal do partido, Osmar Ricardo.

Intervalo – A Assembleia Legislativa de Pernambuco retomará as reuniões plenárias na próxima segunda (23), após o Carnaval. Parlamentares e servidores estiveram presentes, nesta terça (10), na Rua da União, para prestigiar mais uma edição do Alepe Folia, prévia carnavalesca promovida pelo quarto ano consecutivo na Casa de Joaquim Nabuco.

Adaptação – O hino de Jaboatão dos Guararapes ganhou uma versão em frevo para o Carnaval deste ano. A apresentação será feita pela dupla de homenageados do ciclo carnavalesco, os artistas Mateus e Katilinda, durante a festa, trazendo um novo ritmo e alegria à tradicional canção do município.

Reta final – Com a adesão da vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) à CPI que visa apurar suposta fraude no concurso da Procuradoria do Recife, falta apenas mais uma assinatura para que a investigação seja instalada na Câmara Municipal. A proposta é do vereador Thiago Medina (PL).

Novo ninho – A vereadora de Goiânia, Aava Santiago, mais votada na história do município, deixou o PSDB e se filiou ao PSB. A filiação contou com a presença de Geraldo Alckmin, João Campos e Tabata Amaral. Recentemente, a parlamentar se aproximou do presidente Lula e da primeira-dama Janja, sendo agora considerada uma das apostas da esquerda.

Ouça agora AO VIVO