
Por Victória Oliveira*
Com a chegada do Partido Novo à base da governadora Raquel Lyra (PSD), o movimento assegura maior tração eleitoral e também um reforço importante. A legenda amplia o alcance da gestora junto ao eleitorado de centro-direita, sem necessariamente exigir dela um posicionamento dentro da polarização nacional.
Na prática, o Novo já vinha atuando em sintonia com o governo na Alepe, por meio do deputado estadual Renato Antunes. Agora, encaminhado o apoio, essa relação amplia a capilaridade da gestora e do partido, que também contará com os vereadores do Recife, Eduardo Moura e Felipe Alecrim, na retaguarda.
No Recife, Eduardo Moura, que lançou ontem (17) sua pré-candidatura a deputado federal, se destaca pela oposição sistemática ao PSB, partido do principal adversário de Raquel. Com a aliança formalizada, a tendência é de maior intensificação desse embate, ampliando o desgaste sobre a sigla presidida por João Campos (PSB).
Com a retirada do seu nome na disputa ao governo estadual, onde pontuava nas pesquisas entre 3% e 8%, o movimento de Eduardo também deverá influenciar diretamente o cenário, com possível migração desse percentual para a governadora.
A ida do Novo para a base de Raquel amplia seu leque político, com uma composição mais plural, reunindo diferentes frentes de apoio que transitam entre centro, direita e setores da esquerda, contrastando diretamente com a estratégia de João Campos, que apostou todas as fichas no lulismo.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Aposta – Com o lançamento da pré-candidatura de Eduardo Moura (Novo) a deputado federal, o partido, em Pernambuco, deve concentrar forças na corrida à Câmara Federal. A sigla enxerga no vereador uma possibilidade de ser um dos principais puxadores de votos no estado, contribuindo com o fortalecimento da legenda no Congresso.
Novidade – Quem esteve presente ontem (17) no treinamento para pré-candidatos a deputado estadual e federal do Partido Novo foi o jornalista Manoel Medeiros. Após deixar o cargo no Palácio do Campo das Princesas, ele lançou um portal, onde vem atuando com denúncias e fiscalizações. Nos bastidores, ele vem sendo cotado como eventual nome à Alepe.
Alinhamento – A partir da próxima segunda (20), Fagner Fernandes (PDT) assume a Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal. Ontem (17), ele esteve ao lado do agora ex-secretário Renato Lyra (PP), em um gesto que mostrou o alinhamento entre os dois. A movimentação reforça a atuação conjunta na causa animal no governo Rodrigo Pinheiro (PSD).
Próprio ritmo – Contrariando avaliações de que estaria atrasada para imprimir o ritmo de pré-campanha, a governadora Raquel Lyra (PSD) retomou uma agenda intensa de anúncios e presença institucional, desta vez na Mata Sul de Pernambuco. A estratégia de circular pelas diversas regiões do estado se consolida como um dos principais ativos políticos da gestora.
Agenda – Após anunciar avanços e novos investimentos para aeroportos do Agreste e Sertão, o ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, cumpre agenda em Garanhuns neste domingo (19). Ao lado do prefeito Sivaldo Albino (PSB), realiza visita técnica ao equipamento local às 9h. Em seguida, às 10h, concede entrevista à imprensa.
*Repórter do Blog Cenário

