
O ex-ministro de Portos e Aeroportos, deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos), recebeu, nesta sexta (25), mais um apoio nesta reta final de campanha. Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em favor do setor portuário brasileiro, sobretudo dos trabalhadores, durante sua passagem pelo Ministério de Portos e Aeroportos, Silvio recebeu o apoio dos sindicatos dos Conferentes de Carga e Descarga de Pernambuco e dos Estivadores à sua reeleição.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
“São muitas coisas para agradecer ao ministro Silvio, como a criação do Fórum Nacional dos Trabalhadores Portuários, que abriu o diálogo entre o governo e os trabalhadores, assim como a construção do substitutivo negociado para buscar um entendimento em torno do Projeto de Lei 733/2025. Então, viemos pessoalmente agradecer por tudo o que ele fez e dizer que vamos apoiá-lo na reeleição”, disse Josias Martins, presidente do Sindicato dos Estivadores de Pernambuco (Sindestiva-PE).
“Silvio é uma pessoa que lutou pelo estado. Muitos investimentos para o Porto do Recife e Suape vieram por conta do ministro. Silvio atuou para construir um substitutivo ao PL 733/2025 e, para que ele avance na Câmara, precisamos reeleger o deputado Silvio”, complementou Fernando Marcelo, presidente do Sindicato dos Conferentes.
Durante sua passagem pelo Ministério de Portos e Aeroportos, Silvio atuou para fortalecer o setor portuário brasileiro, para isso, criou o Fórum Permanente dos Trabalhadores Portuários, com o objetivo de discutir políticas para o fortalecimento do setor e da categoria.
Ainda no Ministério, Silvio Costa Filho articulou reuniões entre as federações de trabalhadores e entidades patronais para avançar na construção do substitutivo ao PL 733/2025, que trata do novo marco trabalhista dos portos. Na ocasião, foi construído um memorando de entendimento entre as partes, envolvendo certificação profissional, critérios para contratação, definição das atividades portuárias e regras de negociação coletiva. Atualmente, o projeto está em apreciação na Câmara dos Deputados.
“Quero parabenizar o trabalho de todos vocês em favor dos trabalhadores e trabalhadoras do setor portuário de Pernambuco. Dizer da alegria de podermos estar juntos nessa caminhada. Ao lado do futuro governador João Campos e do presidente Lula, esperamos que possamos trabalhar muito nos próximos anos pelo fortalecimento do setor, que é fundamental para o desenvolvimento econômico e social de Pernambuco e do Brasil”, agradeceu Silvio.
