Artigo: LULA: 74 anos a favor do Brasil

Opinião
Publicado por Américo Rodrigo
27 de outubro de 2019 às 16h58min
Foto: Ricardo Stuckert

Hoje o pernambucano mais amado do país completa idade nova, são 74 anos com uma vida repleta de muitas histórias e feitos importantes. O maior deles? Ser um líder global por combater a fome e a miséria no seu país.

Lula está no coração dos brasileiros e brasileiras porque é através dele que o povo se enxerga, um retirante nordestino que saiu de Caetés/Garanhuns para São Paulo muito pequenininho com sua mãe, Dona Lindu, Lula e sua família, assim como a esmagadora maioria dos pobres nordestinos que vão tentar a vida em São Paulo, com muito pouco conseguiu sobreviver e se tornar metalúrgico, no ABC Paulista, enquanto trabalhador entendeu a importância de organizar os trabalhadores no sindicato e lutar por direitos para a classe.

Neste período ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores em 1980. Hoje o maior partido da América Latina e um dos mais importantes da história desse país por ter como foco a luta em defesa da classe trabalhadora e dos invisibilizados socialmente.

Esse nordestino retirante e trabalhador cresceu e se tornou uma grande liderança no sindicato, com a redemocratização e a abertura política, após a violenta ditadura militar, através dos movimentos pelas “Diretas Já”(que significava a realização de votação para que o povo escolhesse seus representantes) Lula entrou de vez na vida política partidária se tornando Deputado Constituinte.

Com um projeto de disputa dos rumos da sociedade o PT lançou Lula por 5 vezes à presidência, já em sua primeira eleição disputou com chances reais de vitória quando em manipulação, hoje reconhecida pelo Boni (José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, ex-vice-presidente do Grupo Globo), a Rede Globo utilizou de artifícios da comunicação para valorizar Fernando Collor de Melo (que posteriormente sofreu impeachment) e atacar a imagem de Lula no último debate às vésperas das eleições. A relação de desconstrução da imagem de Lula por parte da Globo tem atravessado décadas e se tornou uma obsessão por parte da família Marinho, que monta a linha editorial e bate bola com outras famílias donas de jornais e revistas. Nunca aceitaram um trabalhador nordestino disputando os rumos do país. Um claro exemplo de preconceito de classe, de disputa da cultura e da soberania do povo sobre uma elite marcada pela submissão política e cultural dos Estados Unidos.

Em 2002, finalmente, com o apoio de parte de políticos do centro, apoio gigante do povo brasileiro e de uma classe média esmagada pelas políticas liberais de Fernando Henrique Cardoso, Lula é eleito presidente e depois reeleito. Em seus dois governos, mesmo com a velha mídia atacando sem dó durante 8 anos Lula sai com a maior popularidade da história desse país para um presidente em fim de mandato com 87% de apoio.

Foi Lula que fez do Brasil um país reconhecido internacionalmente por políticas de distribuição de renda, de aumento real do salário mínimo, de sólidas políticas de crédito para os trabalhadores do campo e da cidade, investimentos gigantescos em saúde, educação e infraestrutura destruídas nos governos neoliberais de FHC. Foi com Lula que o povo encontrou a melhor condição de emprego e renda de sua história, sendo um período de pleno emprego, neste período o Brasil conseguiu se livrar do Fundo Monetário Internacional (FMI) e pagar todas as suas dívidas com este órgão, passando de devedor para credor, ou seja, em vez de ter que pagar era o Brasil que emprestava dinheiro, algo extraordinário, com Lula o Brasil se tornou a 6ª maior economia do mundo, era visto pelos líderes mundiais como “O CARA” por fazer política em todo mundo com inteligência e construindo uma rede de relações políticas e econômicas que extrapolava a pobre relação de eixo norte-sul com forte submissão aos EUA, assim como temos novamente agora, fortalecendo a política na América do Sul e construindo o bloco chamado BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Com Lula o povo brasileiro se encontrou com a cultura através da criação dos Pontos de Cultura, teve acesso às Universidades Públicas Federais e conseguiu, finalmente, ter acesso à programas de casa própria, carro zero e viagens pelo país e para fora dele!

Lula foi o principal responsável por eleger a primeira mulher presidente deste país e reelege-la: Dilma Rousseff.

O PT se tornou um partido influente no mundo, as suas políticas reconhecidas pelos maiores órgãos de regulação e/ou monitoramento deste planeta.

Com a segunda vitória de Dilma e vendo que não ganhariam no voto, por não serem queridos pelo povo brasileiro, os partidos de direita e centro direita, as corporações e grupos milionários, em um absurdo acordão com esta elite política derrotada, decidiram acabar com o jogo democrático. Questionaram o inquestionável processo eleitoral e as urnas eletrônicas e não reconheceram, a princípio, a segunda vitória de Dilma.

Como personagem central, o presidente nacional do PSDB e candidato à presidência derrotado, Aécio Neves (aliado da Prefeita Raquel Lyra) do PSDB, montou um grupo de irresponsáveis que Impediram a presidente reeleita de governar por um ano inteiro, travando tudo no Congresso Nacional e colocando um corrupto de carteirinha, Eduardo Cunha (MDB), para violentar a democracia, inventando uma desculpa para montar a farsa do Impeachment. Apelaram para o retrocesso, rasgaram a constituição (têm acontecido com frequência nos dias de hoje), retiraram Dilma (que até hoje se mantém de pé, sem provas contra ela) e para não passar por vexame maior resolveram inventar um crime para tirar também o ex-presidente Lula da disputa eleitoral.

Lula encontra-se preso em uma sala do prédio da polícia federal no Paraná, uma prisão contestada, num processo contestado e que, a partir do vazamento de diálogos entre o juiz do caso e de procuradores foi possível se identificar uma grande armação contra Lula e o PT.

Hoje, no seu aniversário de 74 anos, um dos maiores presentes que o povo brasileiro poderia e deveria dar ao Lula era desculpas pelo erro que foi cometido, pela falta de confiança que uma parte do povo teve em Lula e no PT e o erro maior de parte do povo que sempre foi beneficiado pelas políticas de Lula em virar as costas, confiar numa imprensa aliada aos grandes grupos políticos do país que manipulou e induziu essa população ao erro, fazendo acreditarem que uma boa mudança aconteceria com a saída de Lula e do PT à frente da presidência. O resultado foi a eleição de um irresponsável, infantil e violento indivíduo que trata a presidência como o quintal de sua casa, transformou o Brasil em um país envergonhado e internacionalmente malvisto. Um presidente que está vendendo nosso patrimônio a preço de “black Friday”, sem garantir nem emprego e nem estabilidade econômica, política ou social.

Lula, mesmo preso injustamente e sem provas, é um líder mundial reconhecido e tratado como autoridade, tem mais gente querendo saber dele do que do Jair. Lula mobiliza o mundo, Jair envergonha o mundo. Lula é o cara, Jair o careta.

Nos seus 74 anos, o que posso desejar é que esse cara viva tempo suficiente para provar sua inocência, ver Deltan Dallagnol e Sérgio Moro atrás das grades e ver o povo brasileiro ter um governo que represente, de verdade, os interesses da população.

Por justiça, parabéns ao melhor presidente da história desse país!

Desejamos Lula livre e nos braços do povo!”

Leo Bulhões – Presidente Eleito do PT Caruaru

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO