Câmara de Caruaru rejeita voto de aplauso a Malafaia

Notícias
Publicado por Karol Matos
26 de outubro de 2021 às 19h30min
Foto: Isac Nóbrega

Foi reprovado na sessão de hoje (26), da Câmara de Caruaru, o voto de aplauso ao pastor Silas Malafaia. De acordo com o requerimento apresentado pelo vereador Mano do Som (DEM), a homenagem reconhece a importância do líder religioso e “a grandeza de sua dedicação e defesa pelos valores cristãos, nas diversas formas de ajudar a sociedade, seja ela a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos”.

Durante a discussão, o vereador Fagner Fernandes (PDT) se manifestou contra a matéria. “O pastor incentivou que as pessoas não utilizassem máscaras, ele foi contra a vacina da CoronaVac […] Sou evangélico, eu respeito o colega, mas eu não poderia votar. Não posso ir contra os meus princípios. Precisamos ver, nós, pessoas que são evangélicas… quem quiser criticar, critique, quem quiser falar, que fale, quem quiser me chamar de esquerdista, pode me chamar, mas eu tenho meus princípios”, defendeu o parlamentar.

Leonardo Chaves (PSDB) também criticou a homenagem. “Esse pastor, Silas Malafaia, ele não merece o meu voto pelo comportamento desastroso dele nesse processo de pandemia, pelo comportamento desastroso dele de estar misturando a igreja dele com política, com palavras odiosas contra políticos, e olhe que eu não sou do PT, nem sou de esquerda. Eu acho que é a paixão louca dele por esse presidente desastroso do Brasil, que está levando a economia a um desastre total…A igreja merece pelo seu trabalho, porque o trabalho não é só dele. Mas ele pessoalmente não merece o seu sacrifício, a sua eloquência para pedir, para solicitar um voto de aplauso para o irmão do genocida do Brasil”, justificou o tucano.

Perpétua Dantas (PSDB), que se posicionou contrária à proposta ainda na semana passada, se emocionou ao falar sobre os ataques que tem sofrido desde então. Os vereadores Val Lima (PSL), Carlinhos da Ceaca (MDB), Cabo Cardoso (PP) e Galego de Lajes (MDB), além de Mano, autor do requerimento, saíram em defesa da matéria.

O pastor, que é cotado para vice do presidente Jair Bolsonaro no próximo ano, esteve em Caruaru neste fim de semana para participar da reinauguração de uma de suas igrejas. O texto foi rejeitado por 04 votos contrários, 08 abstenções e 09 votos favoráveis, porque precisava ter pelo menos 11 votos a favor (50%+1).

Veja como votou cada parlamentar:

Aline Nascimento (Cidadania) – Abstenção
Anderson Correia (PP) – Sim
Bruno Lambreta (PSDB) – Abstenção
Cabo Cardoso (PP) – Sim
Carlinhos da Ceaca (MDB) – Sim
Edmilson do Salgado (PSDB) – Abstenção
Fagner Fernandes (PDT) – Não
Filipe José (PTB) – Abstenção
Galego de Lajes (MDB) – Sim
Irmão Ronaldo (PROS) – Sim
Isaac da Saúde (Cidadania) – Abstenção
Jorge Quintino (PTB) – Abstenção
Kátia das Rendeiras (Republicanos) – Sim
Leonardo Chaves (PSDB) – Abstenção
Lula Tôrres (PSDB) – Ausente
Mano do Som (DEM) – Sim
Maurício Caruaru (Podemos) – Sim
Mery da Saúde (PSD) – Abstenção
Nelson Diniz (Cidadania) – Ausente
Perpétua Dantas (PSDB) – Não
Ranilson Enfermeiro (PSDB) – Não
Ricardo Liberato (PSDB) – Não
Val Lima (PSL) – Sim

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO