A pré-candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra (PSDB), visitou a 22ª Fenearte, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, na tarde deste domingo (10). Ela conversou com artesãos e expositores e escutou várias reivindicações, dentre elas uma maior valorização da arte por parte do poder público e a viabilização da produção.
“É importante poder ver a cultura do estado reunida novamente em um único espaço, depois de momentos difíceis devido à pandemia da Covid-19. O crochê de Igarassu, os mamulengos de Glória do Goitá, a talha de Sertânia, as esculturas religiosas de Petrolina, os bonecos de barro de Caruaru, entre tantos trabalhos lindos“, disse Raquel.
A postulante ressaltou a importância de enaltecer e perpetuar a arte de cada localidade, bem como garantir meios que viabilizem economicamente o setor.
“A arte representa a nossa identidade, a nossa história, e não podemos deixá-la morrer, para que os nossos filhos, os nossos netos, possam conhecê-la e valorizá-la. Precisamos também fortalecer o artesanato e garantir a sua produção, pois ele gera emprego e renda para Pernambuco, além de nos diferenciar dos demais estados“, afirmou.
O mestre Luiz Antônio, artesão e Patrimônio Vivo de Caruaru, lembrou da preocupação de Raquel com o segmento quando prefeita de Caruaru. “Raquel, além de toda atenção à classe, foi em busca da nossa principal matéria-prima, o barro, para que a gente pudesse trabalhar e garantir o nosso sustento e o da nossa família“, disparou. “Não tenho dúvidas de que será uma excelente governadora e que vai nos ajudar muito mais ainda“, completou o mestre, que também estava expondo.
Acompanharam Raquel na Fenearte a prefeita de Igarassu, Elcione Ramos; a deputada estadual Priscila Krause; o federal Daniel Coelho e o presidente do Cidadania, João Freire.