Segundo estimativas da PMZ Studio, agência de comunicação especializada em marketing político, o deputado Romero Albuquerque deve figurar entre os parlamentares reeleitos com o maior número de votos. A previsão é que ele deve mais que triplicar o resultado do pleito de 2018, quando obteve aproximadamente 30 mil votos. A projeção leva em consideração as eleições municipais e o desempenho de Albuquerque nas redes sociais.
Em 2018, a esposa do parlamentar foi eleita vereadora do Recife com 13.249 votos. Andreza Romero foi a campeã de votos entre os vereadores da Frente Popular, e a segunda mais votada entre os 39 vereadores. O ativismo na rede social alavancou o resultado, mais expressivo que o do próprio deputado em sua primeira eleição a vereador do município. Hoje, Albuquerque é líder absoluto no Instagram e no Facebook, com mais de 1 milhão de seguidores na primeira rede. Atento, ele também tem perfis no Twitter, no TikTok e, recentemente, criou o seu canal no Telegram, onde já soma 3,5 mil seguidores.
No entanto, é no Instagram que a performance do deputado chama mais atenção. De acordo com o levantamento feito pela PMZ, Albuquerque é o único deputado estadual que pode ser considerado um “parlamentar digital”, categoria onde o bolsonarismo tem destaque – os federais Carla Zambelli, Sargento Fahur e Eduardo Bolsonaro são exemplos disto. As publicações mais recentes de Romero somam mais de 100 mil interações, entre curtidas, comentários e compartilhamentos.
A exemplo, Albuquerque usou o Instagram para viralizar o “PSB Card”, cartão simbólico que critica os gastos do Governo do Estado, e a hashtag Nem Paulo Nem Danilo. O material foi replicado até por pré-candidatos da oposição ao governo de Paulo Câmara. O deputado também acionou seus seguidores para cobrar a instalação de uma CPI que pretendia investigar o Caso Beatriz. A comissão não saiu, mas o governo estadual sentiu a pressão do poder de mobilização do deputado.
Além disso, a própria bandeira defendida por Romero, a causa animal, deverá consagrá-lo mais uma vez na política estadual. O eleitorado cativo e o conquistado nas redes sociais (jovens, adultos e, em sua maioria, mulheres) colocam o deputado entre os favoritos a ser um dos mais votados no estado.