
No próximo sábado (24), a Câmara do Recife será palco da disputa decisiva pelo comando do MDB em Pernambuco. A eleição interna, longe de ser apenas um rito burocrático, tem sacudido os bastidores da política estadual, mobilizando tanto a militância, quanto as principais lideranças do partido.
Enquanto o atual presidente, Raul Henry, busca manter o controle da legenda, o deputado estadual Jarbas Filho tenta imprimir um novo ritmo ao MDB. Por ter reflexos diretos na formação de alianças para 2026, a disputa ganhou contornos acirrados entre os dois candidatos, que, na prática, são expoentes do mesmo grupo político.
A permanência do derrotado na sigla será uma equação difícil de resolver, especialmente diante do clima de animosidade instalado no MDB nas últimas semanas. Raul e Jarbinhas adotaram estratégias distintas para o pleito, mas ambos demonstram confiança na vitória. A semana será decisiva e carregada de incertezas.
Justificativa – Caso Jarbas Filho sofra um revés na eleição para o comando do MDB, no próximo sábado (24), o parlamentar pode deixar o partido. O movimento é motivado por um temor real: repetir o cenário de 2022, quando Raul Henry não conseguiu montar a chapa para deputado estadual, comprometendo o desempenho da legenda
Instrumento – Sem um cargo eletivo, Raul Henry depende da presidência do MDB para se manter politicamente relevante. Foi assegurando o apoio do partido à candidatura de João Campos (PSB), em 2024, que o ex-deputado federal garantiu sua recompensa: um espaço no primeiro escalão da gestão. Atualmente, é secretário de Relações Institucionais do Recife.
Reconhecimento – O deputado Wanderson Florêncio (SD) apresentou um Projeto de Resolução propondo a inscrição de Fernando Lyra no Livro do Panteão dos Heróis e Heroínas de Pernambuco – Fernando Santa Cruz. A homenagem reconhece a importância da trajetória política do ex-ministro da Justiça, referência na luta pela redemocratização do país
Prioridade – O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), comunicou aos líderes partidários que irá pautar, ao longo desta semana, a votação de pedidos de urgência para projetos de lei voltados à prevenção de fraudes no INSS. O objetivo é agilizar a análise e aprovação de propostas que integrem um Pacote Antifraude.
Municipalismo – Realizada entre os dias 19 e 22 de maio, a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios deve reunir mais de 11 mil participantes. A cerimônia de abertura contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além dos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (UB-AP)