
O deputado federal, Mendonça Filho (UB), o presidente do Grupo Moura, Sérgio Moura, e o secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Pernambuco, André Teixeira Filho, reuniram-se nesta quinta (3), no Recife, para discutir o avanço do projeto de duplicação da BR-232 no trecho entre São Caetano e Arcoverde, com início previsto entre São Caetano e Belo Jardim. A obra é considerada prioritária pela governadora Raquel Lyra (PSD) e estratégica para o desenvolvimento econômico do Agreste e do Sertão pernambucano.
Durante o encontro, que também contou com a presença do presidente do DER-PE, Rivaldo Melo, e do diretor do Grupo Moura, engenheiro Flávio Bruno, foi anunciado que o projeto executivo do primeiro trecho já está contratado pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE). A expectativa é que, em 2026, a obra seja licitada e iniciada.
“Estivemos com o secretário André Teixeira reforçando o compromisso com a duplicação da BR-232. A governadora Raquel Lyra já anunciou que a obra será uma prioridade. O trecho inicial, de São Caetano a Belo Jardim, vai beneficiar diretamente o município, que é um polo industrial estratégico para Pernambuco e o Nordeste, com a Moura, Natto, Palmeiron e Ferraz Avícola”, destacou Mendonça Filho.
O deputado lembrou que participou ativamente da primeira etapa da duplicação da BR-232, quando era vice-governador de Jarbas Vasconcelos e quando governador. “Na época, iniciamos e concluímos o trecho Recife-Caruaru-São Caetano. Finalmente chegou a vez de avançar em direção ao Sertão, garantindo infraestrutura para impulsionar ainda mais a economia do interior”, reforçou.
Durante a reunião, Sérgio Moura ressaltou a importância da duplicação para o escoamento da produção industrial. A BR-232 é a principal via de entrada de insumos e saída de produtos e segundo Sérgio a duplicação é essencial para garantir competitividade e segurança logística.
Belo Jardim abriga o maior complexo de produção de baterias do Brasil e da América do Sul, com o Grupo Moura empregando quase 4 mil pessoas diretamente e movimentando a economia regional.