
ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, visitam nesta terça (15), às 15h, as obras do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE). Financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e pela Ebserh, as reformas estruturais já receberam investimentos de mais de R$ 50 milhões.
Camilo Santana e Arthur Chioro acompanharão o andamento das reformas e inaugurar a ampliação das instalações do Centro de Pesquisa Clínica (CPC), na presença do reitor da UFPE, Alfredo Gomes, e do superintendente do hospital, Filipe Carrilho.
Obras
O HC-UFPE passou a fazer parte da Rede Ebserh em 2013 e atravessa agora a maior reforma desde a sua inauguração, em 1979. As obras incluem, entre outras, a recuperação estrutural do subsolo, a reestruturação (retrofit) das instalações elétricas (média e baixa tensão) e a implantação do Plano de Prevenção Contra Incêndio e Pânico (PPCIP), além da substituição de elevadores.
Outras intervenções também estão sendo planejadas para expandir a assistência e qualificar o ensino a partir de a modernização e ampliação do Centro Cirúrgico e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral e a criação da UTI Pediátrica.
Pesquisa Clínica
O CPC é responsável por incentivar e gerenciar a pesquisa clínica no HC oferecendo a oportunidade de acesso a terapias, tratamentos e medicamentos inovadores aos pacientes participantes de estudos. Inaugurado em dezembro de 2022, o espaço recebeu mais R$ 500 mil de investimento visando ampliar o espaço e oferecer melhorias aos funcionários, professores, estudantes, residentes e usuários.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.