Alex Campos e Mano Medeiros vistoriam obras de saneamento em Jaboatão

Notícias
Por Redação
30 de julho de 2025 às 19h25min
Foto: Aluísio Moreira

A cidade de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, está prestes a dar um salto importante na área de saneamento. Com a conclusão da segunda etapa da obra de ampliação do  sistema de esgotamento sanitário do município, prevista para o final deste ano, o índice de cobertura de esgoto na cidade passará dos atuais 31% para 41%.

Nesta quarta (30), o presidente da Compesa, Alex Campos, liderou uma vistoria a pontos da obra, em Candeias e Cajueiro Seco, acompanhado do prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros (PL), do diretor de Mercado e Parcerias da companhia, Ricardo Torres, e do diretor de contrato da BRK em Pernambuco, Sergio Trentini, além de técnicos das três instituições.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

A nova fase do projeto vai beneficiar diretamente os bairros de Cajueiro Seco e Prazeres, além de ampliar a cobertura nas áreas já atendidas na primeira etapa: Barra de Jangada, Candeias e Piedade. Ao todo, mais de 200 mil pessoas serão beneficiadas. As obras da primeira etapa já entregue e  a segunda em execução somam R$ 200 milhões em investimentos.

“Essa  etapa que estamos executando representa um marco na história do saneamento do município de Jaboatão dos Guararapes e, consequentemente, da região, uma vez que estamos diante do maior investimento da Compesa na RMR. Trata-se de uma ampliação de mais de 10% na cobertura de esgotamento sanitário, um avanço importante dentro do objetivo que vem sendo perseguido pela Compesa, que é o desenvolvimento sustentável das cidades pernambucanas”, destacou Alex Campos, presidente da Compesa.  Durante a visita, Alex Campos anunciou mais R$ 200 milhões para o saneamento de Jaboatão, a terceira fase do projeto, cujas intervenções serão iniciadas no próximo ano. 

Até o momento, já foram implantados 140,1 quilômetros de redes coletoras, restando apenas dois quilômetros a serem concluídos no trecho final. As obras da estação elevatória do sistema alcançaram 52% de execução, e a torre de carga, uma estrutura vertical com 20 metros de altura, foi instalada no último mês em uma operação de grande porte no bairro de Candeias, que mobilizou caminhão e três guindastes. A torre é essencial para o equilíbrio hidráulico do sistema, controlando variações de pressão e garantindo a estabilidade do escoamento.

Paralelamente, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) existente está passando por obras de ampliação, que irão dobrar sua capacidade de vazão de 112 para 224 litros por segundo (l/s). Essa melhoria será decisiva para suportar a demanda ampliada da população beneficiada. 

Primeira etapa
A primeira fase de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Jaboatão dos Guararapes resultou na implantação de 60 quilômetros de redes coletoras, cinco estações elevatórias, uma torre de carga e uma moderna estação de tratamento de esgoto com capacidade de 112 l/s, volume equivalente a cerca de cinco piscinas olímpicas tratadas por dia. Essa etapa já beneficia cerca de 90 mil moradores dos bairros de Candeias, Piedade e Barra de Jangada com acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto.

Redação

Ouça agora AO VIVO