
A importância de profissionais de enfermagem ocuparem espaços políticos para garantir a preservação de direitos e a discussão das pautas da categoria foi um dos temas abordados no 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF).
O evento foi realizado em Salvador, na Bahia, e teve início na última segunda (8). O encerramento foi nesta quinta (11).
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) e representante da categoria na Assembleia Legislativa do Estado (Alepe), o deputado Gilmar Júnior (PV) esteve no evento.
Ele palestrou durante o painel “Enfermagem no Parlamento: avanços, desafios e estratégias para fortalecer a representação política da profissão”, que reuniu vários profissionais da área, parlamentares municipais, estaduais e federais, outros presidentes de conselhos e lideranças sindicais.
“É estando presente nos espaços de poder que a enfermagem coloca em pauta projetos de interesse dos profissionais em tramitação em todas as esferas. A categoria precisa se manter unida em prol dos objetivos coletivos, compreendendo que todas as decisões passam pela política”, ressaltou Gilmar Júnior.
Apesar de somar mais de três milhões de profissionais no Brasil, a enfermagem conta atualmente com apenas cinco representantes na Câmara dos Deputados, composta por 513 parlamentares. O número foi citado como insuficiente pelos participantes do painel.