Imóveis são desapropriados no Prado para construção de USF

Notícias
Por Redação
16 de setembro de 2025 às 12h10min
Foto: Hélia Scheppa

A Prefeitura do Recife está desapropriando dois imóveis, no bairro do Prado, para a construção da Unidade de Saúde da Família Mais (USF +) Nova Prado. O serviço beneficiará 12 mil pessoas, residentes no mesmo bairro, além do Zumbi e Comunidade Berardo, na Madalena. Esse território é descoberto pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) e, com a expansão da Atenção Básica no Recife, seus moradores passam a receber visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde, consultas com médicos, enfermeiros, saúde bucal, pré-natal, vacinação, assistência farmacêutica, planejamento familiar, programa de controle do diabetes e hipertensão, entre outros atendimentos. O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos em sua rede social nesta terça (16).

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Estou assinando agora o decreto de desapropriação de dois imóveis na Rua da Lama, onde vai ser construída uma nova unidade de saúde para beneficiar Zumbi, Berardo e Prado. Vamos poder fazer uma homenagem a dona Carminha que foi uma grande guerreira nascida e criada nesta área da cidade, e que iremos poder ter uma unidade de saúde para atender as pessoas. A desapropriação vai ser feita de forma imediata para, no próximo ano, começar a obra de construção da unidade”, afirmou o prefeito João Campos (PSB).

Os imóveis desapropriados estão localizados nas ruas Gomes Taborda, nº 256, e Ulysses Pernambucano, nº 37, totalizando uma área de 980,45 metros quadrados e um investimento de R$ 1.440.166,00, com recursos do tesouro municipal, viabilizados através de emenda do deputado federal Eriberto Medeiros. Com o terreno, será elaborado o projeto executivo, e a expectativa é de entrega da unidade em 2026. O serviço terá quatro equipes de Saúde da Família e quatro de saúde bucal, funcionando em horário ampliado, das 7h às 19h. Desde 2023, 61 USFs + foram entregues à população do Recife. 

Estamos vivendo um período de avanço histórico da Estratégia de Saúde da Família no Recife. Quando iniciamos a expansão, no final de 2023, 59,4% do território da cidade era coberto e hoje já estamos em 80%, sendo que a meta é chegar a 100%. Essa inclusão do SUS, nessa dimensão, em torno de 300 mil pessoas, só se tem registro na própria implantação do programa no Recife, na década de 90. E esse território descoberto da Zona Oeste, no Distrito Sanitário IV, é um exemplo. Uma população que hoje está distribuída entre as USF Emocy Krause (Torre), Amaury de Medeiros (Várzea) e Policlínica Lessa de Andrade (Madalena), vai ser atendida em um equipamento muito mais perto, com uma estrutura nova, climatizada, com mais consultórios e acessibilidade”, explica a secretária Luciana Albuquerque.

Ouça agora AO VIVO