
A Biblioteca da Assembleia Legislativa de Pernambuco promove na terça-feira (30), às 10 horas, o Clube de Leitura com o tema “Mentes Ansiosas – Ansiedade, o mal do século”, baseado no livro Mentes Ansiosas – medo e ansiedade além dos limites, de autoria da escritora e psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Essa será uma edição especial do projeto ‘Clube de Leitura’ dedicada ao ‘Setembro Amarelo’, campanha nacional de valorização da vida que procura sensibilizar a população para a importância de cuidar da saúde mental e busca ajudar pessoas em situações de sofrimento psicológico.
O encontro acontece na biblioteca da Alepe e contará, pela manhã, com a participação da psicóloga Goretti Santana, que abordará estratégias para lidar com a ansiedade. O evento é aberto ao público. Após a leitura do livro ‘Mentes Ansiosas’, haverá uma palestra sobre como lidar com a ansiedade com espaço para perguntas dos participantes.
No período da tarde, às 13 horas, haverá outra palestra sobre o mesmo tema voltada para os trabalhadores da obra de restauração do Palácio Joaquim Nabuco. O local será transformado num museu aberto ao público. A palestra será ministrada pela professora e psicóloga Ana Cristina Fonseca.
De acordo com a gerente da biblioteca da Alepe, Sirlênia Araújo, a leitura tem esse poder de conectar as pessoas. “Quando lemos, a gente se reconhece, se escuta e amplia o olhar sobre o mundo. No ‘Setembro Amarelo’, isso ganha ainda mais importância. Falar sobre saúde mental por meio da literatura é uma forma delicada e profunda de acolher e despertar empatia”, ressalta.
Segundo o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, a ideia de trazer o tema da ansiedade para o debate é muito oportuna. “A ansiedade afeta hoje grande parte da população, inclusive crianças e adolescentes. Portanto, é sempre saudável falar sobre esta questão, enfocando caminhos para prevenção, enfrentamento de crises e suas consequências”, afirmou.
O primeiro-secretário da Alepe, deputado Francismar Pontes, parabenizou a iniciativa da biblioteca por colocar em pauta a preservação da saúde mental. “Trazer temas como a ansiedade para o Clube da Leitura da Biblioteca da Alepe é uma forma sensível e potente de abrir espaço para o diálogo, acolher histórias e ajudar a combater o estigma que ainda cerca as doenças mentais”, destacou.