Recife lança canal para denúncias de bebidas adulteradas com metanol

Notícias
Por Redação
3 de outubro de 2025 às 09h30min
Foto: Luciano Ferreira

A Prefeitura do Recife lançou, ontem (2), um novo canal no aplicativo Conecta Recife para receber denúncias sobre a venda de bebidas alcoólicas adulteradas. A funcionalidade ficará em destaque na tela inicial do Conecta Recife com a palavra “DENÚNCIA”, permitindo que qualquer pessoa informe irregularidades de forma simples e rápida.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

A iniciativa também vai orientar a população sobre sinais de intoxicação por metanol, substância altamente tóxica usada ilegalmente na produção de bebidas, e indicar quando procurar um serviço de pronto-atendimento. A criação do canal faz parte da estratégia de ampliar serviços digitais que protegem a saúde da população e fortalecem a segurança sanitária na cidade.  Pelo canal de denúncia disponibilizado pelo aplicativo, os cidadãos têm acesso ao contato da Ouvidoria do SUS Recife, facilitando o encaminhamento das notificações para investigação.

O lançamento acontece em meio à preocupação nacional com o aumento de casos de envenenamento por consumo de bebidas adulteradas. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registra, em média, 20 casos de intoxicação por ano, mas apenas entre agosto e setembro de 2025 já foram 26 suspeitas em São Paulo, com sete confirmações e cinco mortes em investigação.

Nesta quinta, o MS confirmou que o número de registros de casos de intoxicação por metanol subiu para 59 em todo o país, sendo 12 já confirmados em laboratório e 47 em investigação. Em Pernambuco, três casos suspeitos foram notificados recentemente, incluindo dois óbitos em Lajedo e um caso de cegueira parcial em João Alfredo.

Ouça agora AO VIVO