
A dragagem do canal externo do Porto de Suape foi homologada pela Marinha do Brasil, garantindo profundidade de 20 metros. A publicação das Portarias nº 102/2025 e 103/2025, no endereço eletrônico https://shre.ink/ST9E, estabelecendo as condições operacionais para utilização do novo canal e o período de operação progressiva e manobras assistidas, marca um avanço estratégico para o complexo portuário, que passa a operar sem restrições de calado e com mais eficiência.
O aprofundamento posiciona o atracadouro entre os que dispõem de maior calado do País, ampliando sua competitividade e atratividade para investidores. Com o aval da Autoridade Marítima, Suape poderá receber embarcações de classe mundial, como o Suezmax — navio-tanque com calado de 17 metros e capacidade de carga entre 140 mil e 175 mil toneladas.
“É um divisor de águas para o nosso porto, que já ostenta a liderança nacional na movimentação de granéis líquidos. Suape melhora significativamente as condições de trafegabilidade, o tempo de espera para atracação de navios de grande porte e agrega mais valor às operações, com as embarcações podendo atracar em segurança com capacidade máxima de carga”, destaca o diretor-presidente do complexo, Armando Monteiro Bisneto.
De acordo com o gestor da estatal portuária, a eliminação de restrições operacionais e a entrada de navios de maior porte tendem a aumentar o número de escalas, o volume de carga movimentada por atracação e o uso eficiente da infraestrutura disponível. “Com a nova profundidade homologada, Suape eleva sua atratividade para operadores portuários, indústrias e investidores do setor logístico e naval, gerando aumento da arrecadação com tarifas de uso da infraestrutura aquaviária e terrestre”, pontua Bisneto.
Antes da homologação, navios com calado superior a 12,8 metros dependiam de condições específicas de maré para acessar o porto. Agora, embarcações com calado superior a 15 metros podem atracar sem restrições de calado, o que traz maior previsibilidade ao planejamento, reduz manobras ociosas e amplia o aproveitamento da janela de atracação.
A última etapa da obra de dragagem do canal externo, iniciada em 1º de dezembro de 2023 e concluída em abril de 2024, teve custo de R$ 140 milhões e resultou na remoção de 1,7 milhão de metros cúbicos de sedimentos. Realizada pela empresa holandesa Van Oord, foi concluída um mês antes do prazo previsto e sem intercorrências, conforme ressalta a diretora de Infraestrutura de Suape, Renata Loyo.
Canal interno
O projeto se integra à futura dragagem do canal interno, cuja intervenção foi iniciada em 29 de agosto deste ano. Orçada em R$ 217 milhões — sendo R$ 100 milhões do Ministério de Portos e Aeroportos, via PAC3, e R$ 117 milhões de recursos do estado, a intervenção prevê aprofundar o canal para 16,2 metros e remover 3,8 milhões de metros cúbicos de sedimentos.
O contrato inclui também a dragagem da bacia de evolução e dos Píeres de Granéis Líquidos 3A e 3B, até 18,5 metros de profundidade, consolidando Suape como hub logístico e energético de referência nacional.