
Corredor de árvores de Natal na Av. Joaquim Didier, no Pátio de Eventos, ruas e praças iluminadas, música, dança e muitos saltos em pleno ar, num grande espetáculo que já é referência em Pernambuco. O “Natal de Gravatá 2025 – A Caminho do Amor” promete, mais uma vez, atrair milhares de visitantes à Suíça Brasileira. Incrustada na Serra das Russas, porta de entrada para a região do Agreste, Gravatá convida a todos a viver o encanto e a magia das festas de fim de ano, fomentando os sentimentos de harmonia, solidariedade, amor ao próximo e celebração da vida.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Nesta segunda (20), a Prefeitura de Gravatá reuniu os fazedores de cultura, o trade turístico e a imprensa da região, no Porto da Serra Hotel, e anunciou os detalhes da temporada natalina, que em 2025 será de 29 de novembro a 28 de dezembro. Considerada uma das épocas de alta temporada da hotelaria e do comércio local, o evento tem a expectativa de reunir mais de 500 mil pessoas ao longo de toda a programação, com movimentação financeira estimada em R$ 100 milhões. Nesta edição, apoiam a iniciativa: O Boticário, Casa Mirandas, EIP Iluminação, Fabrik Design e LocalLink Fibra.
“O Natal de Gravatá encerra o calendário de eventos anuais da cidade e, além do caráter turístico-cultural, é visto como uma grande oportunidade de geração de negócios. É uma festa que reúne, não só os moradores e visitantes das cidades da região e do Recife, mas também de estados vizinhos, como Alagoas, Rio Grande do Norte e a Paraíba. O aquecimento do comércio leva à criação de muitos empregos diretos e indiretos, o que é muito importante para a cidade”, ressalta o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes (Avante).
A abertura do Natal de Gravatá será no Tardes no Polo, no dia 29 de novembro, ação de fomento ao turismo realizada mensalmente no Polo Moveleiro, um dos principais atrativos do município. Mais uma vez, das 16h às 21h, a Rua Duarte Coelho será transformada num corredor iluminado, com direito a Casa do Papai Noel, palcos para shows e uma parada natalina com os personagens típicos da festa. Lojas e restaurantes entram no clima e investem na decoração e em produtos exclusivos.
Ao longo de todo o polo e rua adjacentes, artesãos e empreendedores ocupam barracas, oferecendo mimos de decoração, moda e gastronomia. “O nosso Natal tem um diferencial, que é marca também do São João local. Toda a cidade abraça a festa; os comerciantes investem em decoração, os condomínios e hotéis também, deixando Gravatá, que já é conhecida pelo seu charme, ainda mais bonita, aconchegante. Outro ponto importante é a união da classe artística e dos técnicos locais, que trabalham juntos para levar para as ruas todo o encanto dos desfiles natalinos e realizar o grandioso espetáculo aéreo. Há outras cidades em Pernambuco que realizam belos Natais, mas só em Gravatá é possível assistir a um grande espetáculo com artistas evoluindo em cabos de aço”, afirma o secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima.
Um dos espaços mais visitados é a Vila Natalina, comandada pela Secretaria de Assistência Social e Juventude. Entre as atrações, estão um presépio vivo, cantatas natalinas e apresentações culturais, além de muita recreação na Kombiteca e uma mostra culinária assinada pela Cozinha Comunitária.
Nos dias 6 e 7, a culinária local, aliás, ganha ainda mais destaque na Vila Natalina, com a realização de aulas-show abertas ao público. A ação marca o encerramento do Programa Gastronomia Natalina – Sabores que Inspiram, realizado pela Prefeitura de Gravatá, com apoio do Sebrae e do Instituto César Santos. Iniciado no último dia 13 de outubro, o projeto já incluiu consultoria a restaurantes e bares do município, e contará com ainda três workshops de capacitação para profissionais e empresários do trade turístico (de 29/10 a 12/11) e um curso de bolos e tortas natalinas (3 e 4/11).
Os desfiles natalinos, que espalham a música, luzes e cores das festas de fim de ano pelas principais ruas do Centro, ganharão quatro edições, e traz o tema: “A Magia do Natal Nordestino”, produzido pelas escolas de dança da cidade. Já o esperado espetáculo aéreo foi ampliado, ocupando, neste ano, seis noites da programação, de 23 a 28 de dezembro. Artistas e alunos da MOWA Escala de Dança e Produções Artísticas se apresentam na montagem que marca o ápice da celebração do Natal. Dessa vez, a produção foi batizada de: “Receba as Flores que lhe Dou”, como forma de homenagear a tradição do cultivo de flores no município, considerado o maior produtor de Norte e Nordeste.
Assim como nas edições anteriores, o espetáculo conta com a participação de crianças e adultos com deficiências, camarote de acessibilidade e tradução em Libras. O Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar segue como palco oficial.
O Vagão-Museu, espaço de exposições anexo à Estação do Artesão, também entra no clima de fim de ano e abriga mostra de presépios natalinos, sob a coordenação da Paróquia de Sant’Ana.
O Natal de Gravatá não se resumirá aos eventos culturais do Centro da cidade. Repetindo o sucesso dos últimos dois anos, uma Caravana Natalina passará pelos distritos do município, garantindo que o Papai Noel visite a todos. A Trupe Encantarte abrilhantará a festa nas comunidades rurais com apresentação temática e distribuição de guloseimas que completam a festa.
A temporada natalina de Gravatá movimenta dezenas de órgãos municipais, mobilizando principalmente, servidores da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer; Secretaria de Assistência Social e Juventude e da Secretaria de Comunicação Social e Imprensa de Gravatá. Todas as atividades da programação de Natal são abertas ao público e voltadas a adultos e crianças.
A Programação completa estará disponível no site: www.gravata.pe.gov.br e nas redes sociais @nataldegravata e @visitegravata.