
A base do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta quinta (23), manteve o veto de Raquel Lyra (PSD) ao projeto apresentado por Jarbas Filho (MDB). O texto previa isenção da taxa de inscrição do Sistema Seriado de Avaliação, o vestibular da UPE, para estudantes da rede pública e recebeu o veto em dezembro de 2024.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
A matéria foi alvo de um intenso debate ao longo do ano passado. Foi aprovada pela Casa, mas ao seguir para a sanção da governadora, acabou sendo vetada integralmente. A justificativa da chefe do Executivo foi de que o texto era inconstitucional por gerar custo financeiro que poderia atingir R$ 17 milhões. À época, o Blog Cenário acompanhou o caso e registrou em primeira mão a decisão.
Jabinhas chegou a lamentar, afirmando que “o governo estadual não teve a percepção do real impacto social desta matéria para os estudantes de Pernambuco”. O veto voltou para a Assembleia, foi derrubado pelas comissões e seguiu para decisão final no plenário da Casa hoje pela manhã.
Leia também:
- Raquel veta íntegra do projeto que beneficiaria alunos com inscrição gratuita para o SSA da UPE
- Jarbas Filho rebate veto de Raquel ao projeto de gratuidade para o SSA da UPE
Ao longo deste ano, Jarbas se aproximou bastante de Raquel Lyra e hoje atua na base do governo. Chamou atenção o fato do próprio autor da matéria não estar no plenário, no momento da votação, apesar de ter registrado presença no painel. Deputados como Dani Portela (PSOL), Diogo Moraes (PSDB) e Rosa Amorim (PT) questionaram o fato de Jarbas Filho decidir não defender a proposta. O veto acabou sendo mantido por maioria de 18×10, resultando na extinção do projeto.
Consultada por nossa reportagem, a assessoria de Jarbinhas afirmou que o parlamentar cumprirá agendas externas e, por isso, precisou deixar a sessão. “O deputado estadual Jarbas Filho cumpre agenda a partir desta quinta-feira (23) em municípios do sertão pernambucano. Hoje, especialmente, passa por Trindade, onde participa da Expogesso. Os compromissos se estendem até o sábado, dia 25. Por este motivo, precisou se ausentar da sessão legislativa desta manhã”, diz o texto.