MST lança pré-candidatura de Rosa Amorim à Câmara Federal 

Notícias
Por Redação
9 de dezembro de 2025 às 17h30min
Foto: Ashlley Mello

Neste sábado (13), o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) lança a pré-candidatura da deputada estadual Rosa Amorim (PT) para deputada federal. O evento acontece a partir das 15h no Assentamento Normandia, zona rural de Caruaru, cidade natal da parlamentar, com a presença de apoiadores, militantes do MST de todas as regiões do estado, parlamentares e dirigentes da esquerda pernambucana. 

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

A decisão de alçar voos maiores foi feita de forma coletiva, junto do Movimento Sem Terra em Pernambuco, como explica Rosa: “a construção da nossa pré-candidatura a deputada federal vem em resposta a um Congresso Nacional que é inimigo do povo e tem atuado por interesses próprios. Não vamos implementar o programa eleito nas urnas se não tivermos deputados federais comprometidos. Por isso, em 2026, a meta é ampliar a bancada que defende a democracia e reeleger o presidente Lula. É preciso ter coragem para defender os interesses do povo e é por isso que decidimos que sou oficialmente pré-candidata a deputada federal”, aponta a parlamentar. 

O evento de pré-lançamento acontece dentro da programação do 35º Encontro Estadual do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra em Pernambuco, evento realizado anualmente com centenas de militantes do MST de todas as regiões do estado para fazer um balanço das ações do ano e apontar as lutas de 2026. 

Atuação na Alepe
Nascida e criada no Assentamento Normandia, Rosa é a primeira mulher negra LGBT+ militante do Movimento Sem Terra que foi eleita em 2022 para o cargo de deputada estadual. Na Alepe, sua atuação atravessa principalmente os temas da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, promoção de direitos para comunidade negra e LGBTQIAPN+, entre outros. Além disso, ela preside a Comissão de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal e coordena a Frente Parlamentar de Combate à Fome e Insegurança Alimentar e Nutricional. 

Alem disso, Rosa é autora de leis de grande impacto na vida dos pernambucanos e pernambucanas: é autora da Lei de Cotas que reserva 30% das vagas para negros quilombolas e indígenas para os Concursos Públicos e Seleções Simplificada no Estado de Pernambuco, do Estatuto da Igualdade Racial do Estado de Pernambuco, do Protocolo de Combate às Opressões nos estádios e arenas esportivas de Pernambuco e da Política Estadual de Atendimento nas Delegacias para o Enfrentamento ao Racismo e à Intolerância Religiosa. 

Ouça agora AO VIVO