Comissão da Câmara debate privatização do metrô do Recife

Notícias
Por Redação
10 de dezembro de 2025 às 14h55min
Foto: Carlos Lima

A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal do Recife debateu, nesta quarta (10), através de uma audiência pública, a concessão do metrô à iniciativa privada. Presidida pelo vereador Fabiano Ferraz (MDB), a reunião evidenciou o sucateamento do equipamento público, fundamental para a mobilidade da cidade, mas que vem perdendo usuários ao longo dos anos.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Entre os principais fatores para que o metrô tenha se tornado menos atrativo estão o crescimento da tarifa e a falta de recursos do Governo Federal, o que resultou no sucateamento dos trens, que foram obrigados a reduzir a velocidade por segurança, além de problemas de infraestrutura das estações.

“Sou contra a privatização, pois os exemplos de outras cidades mostram que o custo sobe para a população, mas o serviço não melhora. É preciso que haja grandes investimentos no metrô do Recife para que ele volte a ser atrativo para o recifense. Vamos buscar o apoio dos senadores pernambucanos para que intercedam junto ao Governo Federal”, afirmou o vereador Fabiano Ferraz.

Além dos recifenses, o metrô do Recife beneficia diretamente os moradores de Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe, onde possui estações, e indiretamente os residentes de outros dez municípios da Região Metropolitana.
Junto com Fabiano Ferraz, participaram da audiência públicas os vereadores do Recife Carlos Muniz (PSB), Kari Santos (PT) e Liana Cirne (PT), a vereadora de Olinda Eugênia Lima (PT) a superintendente do metrô Marcela Campos e representantes da prefeitura de São Lourenço da Mata e dos metroviários.

Em setembro deste ano os parlamentares da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana visitaram a sede da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), no bairro de Areias, no Recife, responsável pela operação do metrô. Na ocasião, os servidores da estatal explicaram a situação do equipamento público, acompanhando os parlamentares, inclusive durante a viagem entre as estações Werneck e Recife.

Ouça agora AO VIVO