Eduardo da Fonte cobra ampliação da rede nacional de cuidado ao autismo

Notícias
Por Redação
11 de dezembro de 2025 às 14h00min
Foto: Divulgação

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) presidiu, nesta quarta (10), uma audiência pública na Comissão de Saúde para discutir a ampliação do atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta foi a segunda reunião conduzida pelo parlamentar sobre o tema.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Na primeira audiência, realizada em agosto, o deputado solicitou ao Ministério da Saúde dados sobre os Centros Especializados em Reabilitação (CER) e cobrou um plano de cuidado para crianças autistas no Brasil. Hoje, o CER só atende municípios a partir de 100 mil habitantes, o que deixa de fora a maior parte das cidades brasileiras.

Diante dessa limitação, Eduardo da Fonte voltou a defender que o Programa Casa Azul, criado por ele, seja adotado como complemento ao CER. A Casa Azul já funciona em cidades de Pernambuco por meio da atuação do parlamentar, evitando que famílias precisem viajar até longas distâncias para buscar atendimento em municípios vizinhos.

Durante a audiência, o Ministério da Saúde informou que existem 342 CERs em funcionamento no Brasil. O deputado contestou a suficiência desse número para atender os 5.570 municípios, especialmente considerando que o TEA afeta cerca de 2 milhões de brasileiros, segundo dados da própria pasta.

Eduardo da Fonte reforçou que é inadmissível que crianças autistas não tenham acesso ao cuidado na própria cidade e afirmou que as respostas do governo são insuficientes para solucionar o problema. “Vamos continuar sensibilizando o Ministério da Saúde, os parlamentares desta casa, governadores e prefeitos da importância de um cuidado ampliado. Esta é a nossa função para com as mães atípicas que acreditam no nosso trabalho”, reforçou o deputado.

Participaram da reunião o deputado federal Lula da Fonte, a presidente da Arena de Pernambuco, Michele Collins, o prefeito de Santa Maria da Boa Vista, George Duarte, e a deputada estadual Roberta Arraes.

Ouça agora AO VIVO