Após impasse, Alepe e Governo firmam acordo para votar projetos

Notícias
Por Karol Matos
15 de dezembro de 2025 às 16h25min
Foto: Américo Rodrigo

Quem chegou para acompanhar a sessão da Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta segunda (15), se deparou com o plenário vazio e painéis desligados mesmo após às 15h. Minutos depois, a Secretaria-Geral da Mesa emitiu um comunicado informando que, por ordem do presidente Álvaro Porto (PSDB), a reunião foi cancelada. Conforme apurado pelo Blog Cenário, o motivo teria sido o não cumprimento do acordo firmado na semana passada, pelos próprios deputados aliados à gestão estadual junto à Casa Covil.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Conforme combinado, a governadora Raquel Lyra (PSD) assinaria um decreto para o remanejamento de recursos no orçamento da própria Alepe para o pagamento de pessoal. O acertado entre as partes era que o decreto fosse publicado no fim de semana, para que os recursos sejam liberados antes do fim do ano.

Por parte de Álvaro ficaria garantido que as matérias de interesse da governadora, como o empréstimo de R$ 1,7 bilhão, a LOA 2026 e outras do pacote de projetos enviados por Raquel seriam colocados em pauta antes do recesso parlamentar que começa na próxima semana. Como não houve a publicação do documento por parte do Executivo, os deputados que integram a base foram ao Palácio entender o que aconteceu e cobrar o cumprimento do acordo. Sem entendimento entre os poderes, o presidente optou por cancelar a reunião.

Quando a comitiva voltou à Casa, os líderes partidários se reuniram na Presidência com a confirmação da assinatura do decreto, que será publicado no Diário Oficial desta terça (16). O Governo também aceitou o aumento gradativo das emendas, que passará para 1,33% da receita corrente líquida em 2027 e 1,55% a partir de 2028.

Com o acerto encaminhado, os projetos de Raquel entrarão na pauta de amanhã para serem votados em primeira e segunda discussão até quarta (17).

Ouça agora AO VIVO