Turismo em Pernambuco registra alta de 10,5% na receita em 2025

Notícias
Por Redação
15 de dezembro de 2025 às 18h32min
Foto: Arthur de Souza

O turismo de Pernambuco segue em forte trajetória de expansão, consolidando-se como um dos principais destinos do Nordeste. Segundo dados do Setor de Estudos e Pesquisas (SEP)/Observatório do Turismo de Pernambuco da Empetur e da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), baseados no Índice de Atividade Turística do IBGE (PMS), o estado registrou um crescimento significativo tanto em volume de atividades quanto em receita nominal no acumulado de 2025.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Crescimento em 2025
No período de janeiro a outubro de 2025, o volume de atividades turísticas em Pernambuco apresentou uma alta de 3,7% em comparação ao mesmo período de 2024. O desempenho financeiro foi ainda mais expressivo: a receita do setor saltou 10,5% na comparação anual.

Retomada Histórica (2019 – 2025)
Os dados também revelam uma superação consistente dos níveis pré-pandemia. Ao comparar o acumulado de janeiro a outubro de 2025 com o mesmo período de 2019, Pernambuco registra um crescimento de 9,0% no volume de atividades. Acerca da receita, o estado atingiu uma marca histórica com alta de 54,2% em relação a 2019, evidenciando a recuperação econômica do destino.

Análise
Segundo o relatório da Empetur, os índices confirmam a eficácia das estratégias de promoção do destino e dos investimentos em infraestrutura e conectividade aérea realizados ao longo do ano. 

Já o secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, está animado com a chegada da alta estação. “Estes números mostram que Pernambuco não apenas recuperou o fôlego, mas está operando em um novo patamar de competitividade no cenário nacional, como destaca o relatório do SEP. Com a chegada do verão, temos a oferecer o melhor de nossas belezas naturais, históricas, gastronômicas e também o calor do nosso povo. Estamos preparados para receber turistas de todas às partes do mundo neste período de alta estação. O conjunto desses fatores aumenta a geração de emprego e renda, contribuindo com o desenvolvimento econômico do Estado. Pernambuco é naturalmente incrível”, afirmou o secretário Kaio Maniçoba.

Ouça agora AO VIVO