Ricardo Paes Barreto recebe homenagens na última sessão do Pleno de 2025

Notícias
Por Redação
19 de dezembro de 2025 às 13h40min
Foto: Divulgação

Nesta sexta (19), na última sessão do Pleno do ano e a cerca de um mês do fim da atual gestão, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, recebeu diversas homenagens de desembargadore (a)s e juíze(a) s do Estado.

Durante a sessão, a juíza Ana Veras (vice-presidente e presidente eleita da Associação dos Magistrados de Pernambuco) e Brenda Paes Barreto e os juízes Rafael Lemos, Ricardo de Sá Leitão e Gustavo Dibachi homenagearam o presidente com uma placa de reconhecimento pelos serviços prestados durante sua gestão.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Nas palavras do juiz Ricardo Sá Leitão: “este gesto brotou espontaneamente da classe e teve uma adesão gigantesca. Como integrantes da Justiça, devemos ter a gratidão como um imperativo moral e profissão de fé”, conta.

Na placa entregue ao presidente, há o nome de mais de 350 magistrados signatários da excelência da gestão.  O juiz Ricardo de Sá Leitão ainda expressa o sentimento de gratidão pelas ações do presidente pela valorização da magistratura. “Na língua portuguesa, agradecemos com ‘obrigado’. Obrigamo-nos com nosso presidente, assumindo o dever de passar adiante a humanidade e afetividade que ele traduziu em suas ações à frente do Tribunal, tratando com acolhimento e empatia nossos colegas, servidores e jurisdicionados”.

O presidente também foi presenteado com um artesanato religioso feito em Caruaru. A obra foi entregue pelos desembargadores Paulo Victor Vasconcelos, Paulo Augusto de Oliveira e Luciano Campos. O desembargador Paulo Augusto aproveitou para registrar a gratidão ao presidente. “Vossa excelência fez uma presidência que deixa um legado ao povo de Pernambuco, principalmente a todos os magistrados. Um legado de humildade, de simplicidade, mas também de coragem. Vossa excelência plantou e colheu algo que a magistratura brasileira cobrava há muito tempo: dignidade”.

Assim também fez a desembargadora Andrea Brito, que agradeceu ao presidente pelos esforços durante a gestão. “Eu quero agradecer com meu muito obrigado, porque a palavra ‘obrigado’ significa que estamos criando um laço de união. Eu me sinto uma pessoa muito sortuda por ter passado pela sua presidência pela qualidade de desembargadora”.

Na sessão, foi promulgada a lista de juízes e juízas promovidas para segunda e terceira entrância do TJPE. Ao final da sessão, o presidente agradeceu a todos que fazem a Justiça estadual pelo ano, em especial ao corpo da magistratura. “Tenham certeza que recebo as homenagens com muito carinho. Peço a Deus que a gente possa continuar com o pé no chão, com humildade e sempre mirando em uma magistratura cada vez melhor. Continuarei sempre ao lado dos colegas e das colegas, possam ter certeza disso. Muito obrigado”, concluiu o presidente que encerrou o ano do Judiciário logo em seguida.

Um presente aos desembargadores
O momento também foi uma oportunidade do presidente Ricardo Paes Barreto presentear os demais desembargadores com retratos em estilo de caricaturas da artista plástica recifense Regina André. Um momento de descontração, risadas e celebração.

Para o desembargador Élio Braz, esse “além de um presente, institucionalmente falando, é a captura de uma personalidade. Não só pelo semblante, mas pelo espírito, que comunica do ponto de vista do nosso trabalho. Gostei do meu, me colocaram sorrindo, a carequinha está bonita. Parabéns pela iniciativa”, conta.

Já para o desembargador Adalberto de Oliveira Melo “nada é estranho quando o presidente é o nosso amigo. Assim, chega para gente uma arte que agrada e mostra como nosso presidente é atento às pessoas e ao Tribunal”, expõe.

Ouça agora AO VIVO