
As obras de duplicação da Ladeira da Cohab, principal ligação entre o Ibura de Cima e a BR-101, chegaram a uma nova fase neste sábado (27), com o início da concretagem das placas de concreto. A intervenção é realizada pela Prefeitura do Recife, que investe cerca de R$ 11 milhões na obra. A via conecta a Avenida Dois Rios à parte alta do bairro e recebe, em média, 21 mil veículos por dia. O prefeito João Campos (PSB) vistoriou o avanço dos trabalhos.
“Dia de concretar a Ladeira da Cohab! São nove caminhões betoneiras somente no dia de hoje para concretar a subida. A gente está revitalizando a parte antiga, enquanto também estamos executando a obra da parte nova para ficar tudo no grau”, explicou o prefeito João Campos.
Executada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), a obra representa uma transformação estrutural para a área, ampliando a capacidade de tráfego, melhorando a acessibilidade e criando um novo acesso pela BR-101, que também funcionará como entrada para o futuro Parque Municipal do Ibura. Na concretagem deste sábado, estão sendo utilizados 75 metros cúbicos de concreto, transportados por nove caminhões betoneira.
Está em andamento a recuperação das placas de concreto no trecho que liga a Avenida Dois Rios à subida da Ladeira da Cohab, atualmente interditado, que receberá novo concreto no lado direito da duplicação. Outros trechos de terraplenagem estão sendo finalizados para preparação da base que receberá o pavimento em concreto, tanto na parte inferior quanto na parte superior da ladeira.
“Passam 56 mil pessoas de ônibus por aqui todos os dias, então, muito mais do que a infraestrutura, estamos falando de mobilidade. Transporte para as pessoas que precisam, seguimos em um ritmo acelerado e, o quanto antes, vai estar funcionando”, destacou o vice-prefeito e secretário de infraestrutura, Victor Marques (PCdoB).
Com quase um quilômetro de extensão, a Ladeira da Cohab passará de duas para quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido, cada uma com 3,6 metros de largura, além da implantação de um canteiro central. A ampliação permitirá que a via deixe de ser apenas um ponto de passagem e se consolide como um eixo estruturador do bairro, integrando melhor o tráfego da BR-101 e preparando o entorno para receber novos equipamentos públicos, como o Parque Municipal do Ibura. A previsão é que as obras sejam concluídas no segundo semestre de 2026.
Além da duplicação, o projeto inclui a recuperação do pavimento, execução de placas e pisos de concreto, instalação de meio-fio, modernização do sistema de drenagem e requalificação das calçadas, com piso tátil e travessias em nível. A obra contempla ainda a ampliação e modernização da iluminação pública, reforçando a segurança de motoristas, pedestres e moradores da região













