
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), assinou nesta quinta (8), durante visita ao Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), na Estância, o termo de aprovação de proposta do Fundo Municipal de Saúde. Esse acordo com o Governo Federal garante cerca de R$ 1 milhão para a compra de equipamentos cirúrgicos, por meio do programa federal Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
“Esse é mais um passo dentro de tantos que estamos dando em parceria com o presidente Lula. Já fizemos um grande investimento no Hospital da Mulher e, agora, iniciamos mais esse avanço, com a perspectiva de confirmar novas ações junto ao ministro Padilha, que deve visitar a nossa cidade”, afirmou o prefeito.
João Campos destacou ainda o impacto da iniciativa para o fortalecimento da rede pública de saúde e para o cuidado com a população idosa. “O SUS é uma estrutura muito bem concebida, mas precisa de esforço de gestão e de decisão política para funcionar na prática. O que o presidente tem feito é garantir que isso aconteça, tratando bem estados e municípios, olhando para os equipamentos, para a produtividade, para a infraestrutura e para a presença de profissionais”, completou.
O anúncio foi feito durante visita técnica ao hospital, com a presença do secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, e da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. O investimento permitirá a compra de três equipamentos de média e alta complexidade: um arco cirúrgico móvel com intensificador de imagens, um endoscópio flexível para videoendoscopia e um sistema de vídeo-endoscopia flexível. A iniciativa tem como objetivo ampliar a oferta de procedimentos eletivos, fortalecer a integração das redes de atenção à saúde e reduzir o tempo de espera por cirurgias, especialmente entre a população idosa.
Segundo Mozart Sales, o repasse integra uma estratégia nacional de fortalecimento da atenção especializada no Sistema Único de Saúde (SUS). “Tudo isso faz parte de uma ação estruturada do presidente Lula, por meio do programa Agora Tem Especialistas, com um investimento expressivo na área de média e alta complexidade e foco na integração das redes. É olhar para os equipamentos, para a infraestrutura, para a presença de profissionais e para a produtividade dos serviços, garantindo que essa política pública funcione na prática”, destacou.
O secretário ressaltou ainda que o novo aporte vai potencializar o centro cirúrgico do HECPI, permitindo a realização de procedimentos complexos, como a colangiopancreatografia endoscópica retrógrada (CPRE), fundamental para o tratamento de doenças da vesícula e das vias biliares. “Com esse equipamento, será possível diminuir a fila, reduzir o tempo de espera e garantir que os pacientes sejam atendidos com mais rapidez e segurança”, afirmou.
Referência no cuidado integral à pessoa idosa, o Hospital Eduardo Campos dispõe de 72 leitos de internamento, sendo 10 de UTI, quatro salas cirúrgicas e estrutura ambulatorial com 13 consultórios especializados. Em 2024, a unidade conquistou a Acreditação Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e passou a integrar a lista dos 100 melhores hospitais públicos do Brasil.
Para a secretária de Saúde do Recife, o investimento reforça a qualidade da assistência prestada na rede municipal. “Esta iniciativa não é apenas um aporte financeiro, mas a convergência de prioridades dos governos municipal e federal na materialização de uma política pública focada em levar atendimento especializado de ponta para quem mais precisa”, afirmou Luciana Albuquerque.














