Programa Alepe Cuida beneficiará população de Abreu e Lima

Notícias
Por Redação
14 de janeiro de 2026 às 12h55min
Foto: Giovanni Costa

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) abre, nesta quinta (15) e segue até o dia 20 deste mês o agendamento para participação do ‘programa Alepe Cuida, que oferecerá serviços gratuitos de saúde, cidadania e bem-estar voltados aos moradores de Abreu e Lima, na Região Metropolitana. 

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Os atendimentos devem ser previamente agendados pelos fones (81) 3183-2424, (81) 3183-2026 que serão disponibilizados pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe, das 8h às 13h, nos dias úteis. 

A ação do Alepe Cuida será realizada nos dias 21 e 22 de janeiro, das 9h ao meio-dia e das 13h às 16 horas, na Avenida D, próximo à Escola Luiz Rodolfo de Araújo Júnior, em Caetés I, na cidade de Abreu e Lima.

Nos dias dos atendimentos, a população terá acesso gratuito e por ordem de chegada a consultas de dermatologia, clínica geral, ginecologia, otorrino, urologia e odontologia, além de triagem para exame de catarata (a partir de 55 anos), exame de mamografia (mulheres entre 40 e 74 anos). As pessoas poderão fazer exames de ultrassonografias de mama, tireóide, abdome total e endovaginal e próstata.

Pé diabético
Outro destaque é o ambulatório do pé diabético (termografia), voltado para pessoas com complicações da diabetes. O espaço foi criado para orientar e acompanhar pacientes, considerando que lesões nessa região estão entre as principais causas de amputações associadas à doença. A ação contará também com atendimentos na área de bem-estar como a realização de limpeza de pele.

Demanda espontânea
Alguns atendimentos do Alepe Cuida não precisam de marcação. É só chegar. Na parte de cidadania, por exemplo, áreas como negociação de débitos de água e luz serão contempladas com atendimentos da Neoenergia e da Compesa. 

Também haverá a oferta de microcrédito para Microempreendedor Individual (MEI) e autônomos ofertados pelo Banco do Nordeste, além de orientação para regularização de microempresas pelo Sebrae. 

Os moradores de Abreu e Lima terão a oportunidade de fazer a carteira de identidade emitida pela SDS/PE, terão à disposição serviços do Detran-PE. Quem precisar de orientação jurídica em casos de pensão alimentícia, divórcio, investigação de paternidade e correção de registro poderá acessar a Defensoria Pública. 

Ouça agora AO VIVO