Senado lança site especial sobre os 200 anos da Confederação do Equador

Notícias
Por Redação
14 de janeiro de 2026 às 18h45min
Foto: Mariana Leal

O Senado Federal disponibilizou ao público um site especial dedicado aos 200 anos da Confederação do Equador, movimento de caráter republicano e constitucionalista iniciado em julho de 1824, em Pernambuco, que se expandiu para outras províncias do Nordeste, como Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

A página entrou no ar no Dia Estadual de Frei Caneca, celebrado em Pernambuco em 13 de janeiro, data do arcabuzamento do religioso e líder revolucionário no Recife, em 1825. O site integra o conjunto de iniciativas coordenadas pela Comissão Temporária Interna dos 200 anos da Confederação do Equador, presidida pela senadora Teresa Leitão (PT), que funcionou entre dezembro de 2023 e julho de 2025. Ao longo desse período, a comissão promoveu audiências públicas, encontros e entrevistas com pesquisadores.

Esse site é um dos desdobramentos da Comissão Especial que comemorou os 200 anos da Confederação do Equador. Houve o cuidado de encaminhar ações que marcassem a data, como a instituição do Dia de Frei Caneca, a ser celebrado a partir deste ano, no mês de agosto, além de outros marcos relacionadas à sua história. A plataforma é a memória viva da Confederação do Equador. Trata-se de um espaço de consulta, elaborado por técnicos e consultores do Senado, que reúne os resultados das audiências públicas realizadas, todo o conteúdo coletado ao longo dos trabalhos e as novidades apresentadas durante a atuação da Comissão Temporária. Fiquei muito feliz por termos conseguido concluir todo o trabalho e tornar o site público. Utilizem e divulguem, porque está muito bom”, afirmou a senadora Teresa Leitão.

A Confederação do Equador surgiu como reação ao autoritarismo do governo de Dom Pedro I, defendendo a autonomia das províncias e o federalismo. Apesar do apoio popular, a revolta foi reprimida entre 1824 e 1825, resultando na prisão e execução de seus principais líderes, entre eles Frei Caneca. Ainda assim, o movimento permanece como um marco na formação do pensamento federalista brasileiro.

A plataforma reúne uma série documental, fotografias, arquivos históricos, materiais didáticos e uma linha do tempo que apresenta a origem do movimento, seus principais acontecimentos, a atuação nas províncias e a participação feminina, ampliando o acesso da sociedade a esse episódio da história política nacional.

Como resultado do plano de trabalho, a comissão produziu ainda uma exposição iconográfica, seis publicações dedicadas ao tema e editadas pela Livraria do Senado, dois episódios documentais em formato audiovisual e promoveu audiências públicas com historiadores sobre o legado da Confederação do Equador.

Confira o conteúdo completo no site especial do Senado Federal: https://www.senado.leg.br/senado/hotsites/ConfEq/index.asp

Ouça agora AO VIVO