
A governadora Raquel Lyra (PSD) comandou, nesta segunda (19), a aula inaugural da terceira turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Com duração de 12 meses com carga horária total de 1.886 horas-aula, participam do curso de oficiais 189 alunos, sendo 155 homens e 34 mulheres que, já reforçarão o efetivo, assumindo o posto de 2º tenente, em dezembro deste ano.
Com esta iniciativa, o Governo do Estado dá mais um passo em direção à recomposição das forças de segurança pública, ampliando a capacidade de resposta na defesa da população.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
“Hoje demos início ao curso de formação da terceira turma de oficiais do nosso concurso público. São 189 novos oficiais da polícia militar que, daqui a alguns meses, vão poder ser empossados e assumir a liderança da segurança pública de Pernambuco. A gente tem feito um investimento na segurança pública através do Juntos pela Segurança de R$ 2,3 bilhões, e fazia muito tempo que não se tinha um investimento desta natureza”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Esta é a última turma com aprovados nos concursos de 2023 para forças de segurança do Estado. Até o segundo semestre deste ano, Pernambuco terá sete mil novos profissionais de segurança, dos quais 2.299 soldados da PM já estão nas ruas, tornando a rotina da população mais segura. Ao todo, a segurança de Pernambuco já ganhou o reforço de 3.183 servidores.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou o momento de segurança que o Estado vive. “Tivemos hoje a aula inaugural da última turma do Curso de Formação para Oficiais, fechando aquele compromisso de sete mil novos servidores na segurança pública de Pernambuco. Essa turma irá se formar até dezembro. Tudo isso somado a um investimento maciço, com armamento e com equipamento de proteção individual, nunca feito antes“, explicou o titular da pasta.
Por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), o Governo do Estado já renovou 100% da frota locada pela pasta, além de ampliar em 24,09%, saindo de 2.420 para 3.003 novas viaturas. Já foram distribuídos mais de 18 mil novos coletes de proteção individual, além de mais de 24 mil pistolas. Apenas em novembro do ano passado, a gestão estadual entregou R$ 73 milhões em armas, viaturas e helicóptero.
Para o comandante-geral da PMPE, coronel Ivanildo Torres, a corporação ganha liderança qualificada para atuar nas ruas. “Esses alunos fazem parte de um pacote de três turmas do Curso de Formação de Oficiais, e assim, estamos formando os líderes dos próximos 35 anos, que comandarão a tropa no terreno”, disse o coronel.














