PT-PE diz que após o Carnaval vai discutir com a nacional apoio para o Governo

Notícias
Por Karol Matos
29 de janeiro de 2026 às 17h50min
Foto: Divulgação

Em nota emitida após reunião realizada na tarde desta quinta (29), o Grupo de Trabalho Eleitoral do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco informou que iniciou as tratativas para as eleições deste ano. Como já vinha afirmando, a sigla colocou como prioridade as reeleições do presidente Lula e do senador Humberto Costa, além da construção de um projeto político local que se comprometa com as diretrizes defendidas pelos petistas.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

No texto, o GTE ainda diz que a definição sobre quem deve apoiar para o Governo de Pernambuco será feita em conjunto com a nacional. Para isso, o presidente Edinho Silva já tem uma reunião marcada após o Carnaval, em Recife. A legenda também fará plenárias em abril, para ouvir a militância.

Confira a íntegra da nota:

O Partido dos Trabalhadores de Pernambuco iniciou os trabalhos do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) para a preparação das eleições de 2026, em  alinhamento com a tática aprovada pelo Diretório Nacional do PT.

O partido trabalhará para garantir a reeleição e a ampliação das bancadas de deputadas e deputados estaduais e federais, confirmando a força petista no estado. O PT de Pernambuco reafirma ainda como prioridades políticas a reeleição do senador Humberto Costa e a reeleição do presidente Lula, entendendo que a continuidade do governo Lula é estratégica para a democracia, a soberania nacional e o avanço das conquistas de direitos do povo brasileiro.

O PT também afirma a defesa de um projeto político para Pernambuco, comprometido com o desenvolvimento econômico com justiça social, a preservação ambiental, o fortalecimento da cultura e a redução das desigualdades históricas do estado, em sintonia com o programa nacional do partido. Para tanto estão programadas as plenárias regionais com os diretórios, parlamentares, prefeitos e lideranças municipais durante os meses de fevereiro e março, para escuta da militância e formulação de propostas, incluindo os debates do Congresso partidário que ocorrerá no mês de abril.

Em relação à disputa pelo Governo de Pernambuco, o Partido dos Trabalhadores comemora o expressivo apoio à reeleição do presidente Lula, demonstrando a legítima força do lulismo no estado e a centralidade de manter um governo federal que governa ao lado do povo. A direção do PT de Pernambuco atuará em conjunto com a direção nacional e o presidente Lula para definir sua tática e aliança estadual para possibilitar que esse debate se dê de forma política, programática e responsável, no diálogo com os partidos aliados, a Federação Brasil Esperança (PT/PCdoB e PV) e as forças que compõem a frente de apoio a Lula em Pernambuco. Para tanto, foi aprovada e já confirmada uma reunião da direção estadual com o presidente nacional do Partido, Edinho Silva, que deverá acontecer logo após o Carnaval, no Recife.

O Partido dos Trabalhadores de Pernambuco reafirma seu compromisso com a defesa do projeto político liderado por Lula e com a construção de palanques que fortaleçam governos comprometidos com o povo, tanto no Brasil quanto em Pernambuco.

Recife, 28 de janeiro de 2026
Grupo de Trabalho Eleitoral – PT Pernambuco

Ouça agora AO VIVO