APAMI assume UPAE Grande Recife após intervenção do Estado

Notícias
Por Karol Matos
12 de fevereiro de 2026 às 09h15min
Foto: Google Street View

O Governo de Pernambuco oficializou uma contratação emergencial com uma Organização Social de Saúde (OSS) para gerir a UPAE Grande Recife, localizada em Abreu e Lima. A medida ocorre após a intervenção do Estado na unidade, decretada no início de janeiro deste ano, quando o governo decidiu afastar a antiga OSS e assumir temporariamente a administração do serviço.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

À época, o Estado alegou a necessidade de assegurar a continuidade dos atendimentos e reestruturar a gestão da unidade, diante de problemas administrativos e assistenciais identificados na administração da organização social anterior. Desde então, a Secretaria Estadual de Saúde passou a responder diretamente pela operação da UPAE Grande Recife.

Conforme documento ao qual o Blog Cenário teve acesso, a Secretaria coordenou uma contratação emergencial com prazo de seis meses e valor fixado em R$5.694.021,74. O contrato prevê o gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde em regime de 10 horas por dia, de segunda a sexta.

A contratada foi a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Surubim (APAMI). O grupo é detentor do Hospital São Luiz e administra a UPAE Limoeiro desde 2014, quando a unidade foi criada. A organização social já começou a atuar na UPAE Grande Recife, uma vez que o contrato é datado da última terça (10).

Ouça agora AO VIVO