
O indicador histórico de femicídio zero alcançado pelo Cabo se torna ainda mais relevante quando comparado à realidade regional e estadual. Em 2025, o Brasil atingiu o maior número de feminicídios desde que a tipificação do crime, em 2015. Oficialmente, 1.470 mulheres foram mortas pelo fato de serem mulheres. O ano anterior, esse número foi de 1.450. Em Pernambuco, a curva também segue em ascendência. Em 2025, os casos aumentaram mais de 15%, atingindo 88 ocorrências, frente as 76 registradas em 2024, alcançando o maior índice dos últimos cinco anos. Os dados são da Secretaria de Defesa Social do estado.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
“Este resultado é muito importante e é a prova de que a gestão municipal tem feito tudo o que está a nosso alcance. Mas não se pode esquecer que o Governo do Estado segue sem priorizar nosso município e por isso ainda enfrentamos, infelizmente, uma situação muito delicada em relação a violência de forma geral”, destaca o prefeito Lula Cabral (SD).
Enquanto os números de violência letal contra mulheres não para de crescer em Pernambuco, o Cabo mostrou que políticas locais bem desenhadas fazem a diferença. Entre as medidas adotadas pela gestão estão: o fortalecimento das estruturas de proteção à mulher, com ampliação da rede de acolhimento e intervenção especializada da Patrulha da Mulher; a criação de um abrigo provisório emergencial para mulheres e seus filhos; a integração entre tecnologia e operações de campo, com implantação de videomonitoramento com inteligência artificial e protocolos de pronta resposta; a criação de unidades especializadas e atuação preventiva da Guarda Civil Municipal, com mais de 500 ordens de serviço, 100 operações conjuntas e 1.600 abordagens.
“O compromisso com a vida das mulheres está no centro de nossas ações de segurança cidadã. Estes 365 dias sem feminicídio demonstram que é possível enfrentar um problema estrutural com inteligência, planejamento e decisão política”, afirma Lula Cabral.












