
O Governo de Pernambuco declarou, nesta terça (8), situação de emergência em 102 municípios afetados pela estiagem. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado e terá validade de 180 dias. A medida foi necessária em meio à redução das chuvas nas localidades onde há reservatórios, o que causou queda no volume e prejuízos para a agropecuária e o abastecimento de água.
Segundo o texto, a estiagem provocou danos humanos, materiais e ambientais, além de prejuízos econômicos e sociais significativos. A decisão considera pareceres técnicos da Defesa Civil, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Compesa e outras secretarias, que apontaram a necessidade de medidas urgentes para reduzir os impactos.
Com o decreto de situação de emergência, os municípios têm autorização para adotar medidas administrativas mais ágeis, como a dispensa de licitação para contratação de serviços e aquisição de bens essenciais. O decreto também permite que as Prefeituras solicitem apoio financeiro e logístico ao Governo Federal.
Confira a lista de cidades que entraram em situação de emergência:
