Coluna da terça: sanção de empréstimo se torna ato político

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
16 de setembro de 2025 às 00h00min
Foto: Hesiodo Góes

A governadora Raquel Lyra (PSD) decidiu dar um tom simbólico e político à sanção da lei que autoriza o Governo de Pernambuco a contratar um empréstimo de R$ 1,5 bilhão. O ato de assinatura acontecerá ao lado de deputados estaduais, no Palácio do Campo das Princesas.

O projeto de lei que autoriza a operação de crédito chegou à Assembleia Legislativa de Pernambuco em março. Após quase seis meses de tramitação nas comissões da Casa, a matéria foi aprovada em plenário no último dia 10 de setembro. Durante esse período, Raquel intensificou as cobranças para acelerar a votação.

Além de reforçar o caixa do Estado para investimentos em infraestrutura, a assinatura da sanção marca uma tentativa de estreitar os laços com a base governista na Alepe. A presença dos deputados ao lado da chefe do Executivo pode ser vista como um aceno à construção de um ambiente mais estável para a governabilidade.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Recuo – Após auditores do Tribunal de Contas do Estado concluírem que não houve irregularidades na licitação e no contrato de publicidade do Governo do Estado, o órgão desistiu de recorrer ao Tribunal de Justiça de Pernambuco contra a execução das sanções aplicadas anteriormente. A decisão deve dar um novo rumo à CPI instalada na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Recepção – Depois de quase 20 dias em missão no Japão, o prefeito de Vitória, Paulo Roberto (MDB), retornou ao trabalho nesta segunda (15). Ele foi recebido com um café da manhã preparado pela deputada Iza Arruda (MDB), o vice-prefeito Edmo Neves (PSDB), que assumiu o comando do município nesses dias, além da equipe de gabinete.

Articulação – Liderada pelo vereador Felipe Alecrim (Novo), a bancada de oposição na Câmara do Recife se reuniu nesta segunda (15), para planejar novas ações. Segundo o parlamentar, o grupo debateu estratégias de fiscalização contra a gestão de João Campos (PSB), análise de projetos e propostas apresentadas na Casa de José Mariano.

Responsabilidade – O senador Humberto Costa (PT) assumiu, nesta segunda (15), o cargo de presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul). Ele é o primeiro representante da região Nordeste a comandar o órgão legislativo internacional. O petista destacou que sua gestão será pautada pela defesa da democracia e da soberania dos países-membros.

Ouça agora AO VIVO