Coluna da quarta: MDB tem reunião decisiva sobre rumos na Alepe

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
24 de setembro de 2025 às 00h00min
Foto: Jarbas Araújo

Acontece na manhã desta quarta (24) a reunião entre a direção executiva do MDB e a bancada na Assembleia Legislativa de Pernambuco, composta pelos deputados Jarbas Filho e Waldemar Borges. Entre os principais temas do encontro está a definição de quem será o líder do partido na Casa de Joaquim Nabuco.

Enquanto Jarbas, atual líder, defende a permanência do MDB na base governista, Waldemar, com o apoio dos principais caciques da legenda, articula para que o partido adote uma postura de oposição na Alepe. Esse reposicionamento influenciaria diretamente a atuação do partido em temas como a CPI da Publicidade, instaurada em agosto deste ano.

De acordo com Jarbas Filho, por ocupar a liderança, o voto de minerva na escolha do novo líder será dele e não da direção partidária. No entanto, o parlamentar reconhece que o cenário pode mudar, se porventura outro deputado do campo de oposição tiver se filiado ao MDB nos últimos dias, alterando a correlação de forças.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Vetos – As duas principais comissões da Alepe sortearam ontem (23), dois oposicionistas para relatar os vetos da governadora Raquel Lyra (PSD) às emendas modificativas na LDO 2026. Em Constituição, Legislação e Justiça, o relator será Waldemar Borges (MDB), enquanto em Finanças, Orçamento e Tributação será Diogo Moraes (PSDB).

Pendente – Com a aprovação do projeto que prevê duas operações de crédito internacionais para o Governo de Pernambuco, falta apenas a Assembleia Legislativa aprovar o empréstimo de R$ 1,7 bilhão para o Estado. Apesar da pressão de integrantes da base governista para que o PL seja votado, a matéria ainda não tem previsão para ser analisada.

Estratégia – Apesar de reconhecer que as sucessivas disputas judiciais enfraqueceram a CPI da Publicidade na Alepe, a deputada Dani Portela (PSOL), autora da proposta, reafirmou que existe fato determinado para garantir a continuidade dos trabalhos. Ela não descartou que, caso não vingue esta primeira CPI, uma outra possa ser protocolada com novos fatos que surgiram neste período. “As 17 assinaturas nós temos”, garantiu. 

Questionamento – Durante discurso na Alepe, o deputado Renato Antunes (PL) provocou a deputada Rosa Amorim (PT) a se posicionar sobre as 80 vagas criadas no curso de Medicina da UFPE, em Caruaru, destinadas ao MST. No entanto, a parlamentar, que é expoente do movimento, preferiu evitar a polêmica e optou pelo silêncio.

Conquista – O deputado Romero Albuquerque (UB) comemorou a criação, pelo TJPE, de um juizado criminal exclusivo para animais e meio ambiente, que funcionará na Rua da Glória, no Recife. A unidade vai julgar casos de maus-tratos e infrações ambientais leves. O parlamentar chamou a medida de vitória histórica e apresentou voto de aplauso ao presidente da Corte, Ricardo Paes Barreto.

Ouça agora AO VIVO