
Além de cuidar da Prefeitura do Recife, da sua pré-campanha para o Governo de Pernambuco em 2026 e da montagem das chapas proporcionais, João Campos tem atuado no fortalecimento do PSB em nível nacional. Desde que assumiu a presidência da sigla, o gestor tem intensificado o diálogo com lideranças políticas, visando às próximas eleições.
Na última terça (30), João esteve reunido com a ex-deputada federal Manuela d’Ávila, que está sem partido após anos de militância no PCdoB. Nos bastidores, há uma articulação para que ela ingresse no PSB e dispute uma cadeira no Senado. A jornalista demonstrou interesse no projeto político apresentado pelo dirigente partidário, o que animou a militância socialista.
O movimento faz parte de uma estratégia mais ampla. Em alguns lugares do Brasil, a exemplo do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, onde o PT encontra dificuldade de encabeçar um projeto eleitoral, o PSB pode ter mais facilidade para atrair nomes que oxigenem o partido. A possível filiação de Manuela é vista como um passo importante nesse reposicionamento da sigla como protagonista no cenário nacional.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Expansão – O presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), conquistou o apoio do ex-prefeito de Sanharó, Bibi, e da ex-vereadora do município, Rannya Freitas. O movimento acontece um dia após a coluna registrar a nomeação da jovem liderança no governo João Campos, como gerente de apoio técnico na Procuradoria-Geral do Município.
Iniciativa — O deputado Romero Albuquerque (UB) apresentou um projeto de lei que obriga a inclusão de QR Code em todas as bebidas alcoólicas comercializadas em Pernambuco. A medida visa proteger os consumidores após casos de intoxicação por metanol registrados no estado, garantindo a verificação da autenticidade dos produtos e coibindo a venda de bebidas adulteradas.
Afinidade – Aliado de Jair Bolsonaro (PL), o vereador do Recife Gilson Machado Filho (PL) foi incluído na lista de pessoas que pediram autorização ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, para realizar visitas ao ex-presidente em sua residência. O requerimento foi formalizado ontem (2).
Ultimato – O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PP-PI), deu até a próxima terça (7) para que o ministro dos Esportes, André Fufuca (PP-MA), peça demissão do cargo. A decisão de deixar o governo foi aprovada pela Federação União Progressista. O deputado Celso Sabino (UB-PA), que ocupava a pasta do Turismo, foi o primeiro a desembarcar.
Sugestões – O grupo de trabalho criado pela Câmara dos Deputados para discutir a reforma administrativa divulgou suas propostas ontem (2). Após 45 dias de trabalho, sete audiências públicas e mais de 500 horas de reuniões técnicas, o colegiado reuniu as sugestões em uma Proposta de Emenda à Constituição, um Projeto de Lei Complementar e um Projeto de Lei.