
Em mais uma ação voltada à preservação do patrimônio histórico de Pernambuco, a governadora em exercício Priscila Krause (PSD) vistoriou, nesta quinta (23), as obras de restauração e requalificação do Liceu de Artes e Ofícios, localizado no Centro do Recife. Com investimento de aproximadamente R$ 23 milhões, o projeto é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e tem como objetivo transformar o espaço histórico em um centro dedicado à formação de estudantes e professores.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
“O Liceu de Artes e Ofícios já estava fechado há bastante tempo, sem funcionamento, e o prédio vinha se acabando. Estamos restaurando esse lugar lindo e devolvendo, inclusive, as cores originais. O melhor de tudo é que aqui funcionará uma escola técnica voltada à economia criativa, que vai formar nossos jovens. É assim que revitalizamos o Centro do Recife, com estudantes circulando, vivenciando nossa história, nossa cultura e dando vida ao nosso centro”, destacou a gestora.
A iniciativa contempla a restauração completa do prédio tombado, a reforma do anexo e a modernização das instalações elétricas e hidrossanitárias, respeitando as características arquitetônicas originais e assegurando a adaptação às normas de segurança, acessibilidade e funcionalidade exigidas para uma instituição educacional contemporânea.
As obras acontecem em várias frentes atualmente. No Palacete, estão em execução os serviços de recomposição de reboco nas fachadas, testes de limpeza das pichações, prospecções pictóricas para identificação das cores originais, além da execução de moldes e aplicação dos ornatos e da implantação de cobertura suplementar.
Na área interna, prossegue o restauro das esquadrias, a recomposição de rebocos, a execução de contrapiso no porão e as instalações complementares de elétrica, cabeamento e climatização, além do mapeamento do madeiramento do piso e da coberta. No Prédio Anexo, estão em andamento as escavações para fundações e montagem de armaduras de concreto, a execução do reservatório inferior e da estrutura do elevador e da escada.
Presente na visita, o pró-reitor da Unicap, Padre Carlos Fritzen, celebrou a parceria institucional. “Para nós, é extremamente importante que, finalmente, depois de muito tempo e uma longa expectativa, se viabilizasse essa grande colaboração com o Governo do Estado, para recuperar e colocar, outra vez, o Liceu à disposição da sociedade”, ressaltou. A prefeita de Igarassu, Professora Elcione Ramos (PSD), também esteve presente.











