Câmara de Caruaru promove ação de bem-estar em homenagem ao Dia do Servidor

Notícias
Por Redação
31 de outubro de 2025 às 15h45min
Foto: Divulgação

A casa mantém especialista em bem-estar dos servidores e antecipa a NR-1, que obriga órgãos públicos a prevenir riscos emocionais e burnout para garantir a qualidade do serviço à população.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

O Poder Legislativo de Caruaru promoveu, na manhã desta sexta (31), um momento especial de cuidado e acolhimento aos servidores da Casa em alusão ao Dia do Servidor Público (comemorado em 28 de outubro) como reconhecimento ao trabalho de quem garante o funcionamento dos serviços à população. Foi uma manhã dedicada ao cuidado com sua equipe.

A ação foi organizada pela servidora Adna Almeida, que coordena o Bem-Estar e Saúde Laboral dos Servidores, com apoio do diretor da Escolegis, Aroldo Leda. Toda a programação foi viabilizada com a colaboração voluntária de instituições de ensino locais, sem custo algum para a Câmara. Foram oferecidos atendimentos como design de sobrancelhas, corte e escova de cabelo, massagem relaxante, acupuntura, ventosaterapia, limpeza de pele e outras práticas de relaxamento e autocuidado.

A iniciativa também acompanha uma mudança de entendimento na administração pública: hoje já existe, em nível nacional, um movimento legal e normativo para que os órgãos implementem programas estruturados de promoção da saúde mental, prevenção do estresse crônico e combate ao burnout no ambiente de trabalho.

A atualização recente da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), do Ministério do Trabalho e Emprego, que obriga as instituições, públicas e privadas, a mapear riscos psicossociais – como sobrecarga, assédio e pressão excessiva – e a Câmara de Caruaru mantém setor especializado em bem-estar dos servidores e antecipa a NR-1, que obriga órgãos públicos a prevenir riscos emocionais e burnout para garantir a qualidade do serviço à população. Adotar ações concretas de bem-estar, visto que quadros de exaustão emocional e burnout têm afastado trabalhadores e impactado a continuidade do atendimento à população, além de aumentar custos com licenças de saúde.

Esse cuidado deixou de ser “benefício” e passou a ser política de gestão: leis recentes nacionais também incentivam e reconhecem formalmente instituições que oferecem apoio psicológico, ações de prevenção ao adoecimento mental e clima de trabalho saudável, tratando saúde emocional como fator de produtividade e eficiência no serviço prestado ao cidadão

Para Adna Almeida, investir em acolhimento humano também é investir em eficiência institucional. “Toda forma de cuidado reflete diretamente na produtividade e na entrega. Quando o servidor é valorizado, quem ganha também é a população de Caruaru”, ressaltou.

Em uma manhã de atenção e escuta, os servidores receberam – de forma prática – um gesto institucional de reconhecimento pela dedicação diária e pelo compromisso de servir.

Ouça agora AO VIVO