Coluna da quinta: a senha do MDB para Jarbas Filho deixar o partido

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
18 de dezembro de 2025 às 00h00min
Foto: Divulgação

Com todos os esforços concentrados na montagem da chapa para a Câmara dos Deputados, o MDB em Pernambuco caminha para, mais uma vez, não disputar a eleição proporcional para a Assembleia Legislativa. O movimento, na prática, obriga o deputado estadual Jarbas Filho a buscar outro partido para tentar a manutenção de seu mandato.

Nos últimos meses, Jarbinhas se aproximou bastante da governadora Raquel Lyra (PSD) e a expectativa é de que ele possa concorrer à reeleição pelo PSD. Em 2022, o herdeiro político do ex-senador Jarbas Vasconcelos já havia deixado o MDB e disputado o pleito pelo PSB. À época, a decisão rendeu duras críticas ao presidente estadual do partido, Raul Henry, por não ter priorizado a formação de uma chapa para a Alepe.

A repetição do cenário evidencia a dificuldade do MDB pernambucano em manter protagonismo nas eleições proporcionais estaduais. Ao abrir mão de uma chapa própria, o partido não apenas fragiliza sua presença na Alepe, como também empurra seus quadros para outras siglas, abrindo mão de ser vitrine para atuar como coadjuvante.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Concretização – Após um longo estudo do BNDES, acontecerá nesta quinta (18) o leilão da concessão parcial dos serviços de água e esgoto em Pernambuco. O certame visa garantir R$ 19,1 bilhões por parte das empresas concessionárias. No entanto, a Compesa continuará responsável pela produção e pelo tratamento da água.

Substituição – O deputado pernambucano Pedro Campos passou o bastão da liderança do PSB na Câmara dos Deputados para Jonas Donizette, que assumirá a missão a partir de 2026, ano extremamente estratégico, quando todas as atenções estarão voltadas para as eleições gerais.

Substituição 2 – Em meio a tensões entre o Palácio e a Câmara dos Deputados, o presidente Lula anunciou a troca no comando do Turismo. A tendência é que o paraibano Gustavo Feliciano, filho do deputado Damião Feliciano (UB-PB), assuma a função. O movimento é um gesto não só em direção ao União Brasil, como também a Hugo Motta (Republicanos-PB).

Dose dupla – No dia em que escolheu para celebrar a chegada dos seus 60 anos, a ministra Luciana Santos será homenageada com o título de Doutora Honoris Causa, concedido pela Unicap, em reconhecimento à sua trajetória política e às contribuições para a ciência e a tecnologia no país.

Incendiário – O “ainda” deputado Eduardo Bolsonaro (PL) segue rachando ainda mais a direita com suas posições. Ele reagiu à defesa feita pelo pastor Silas Malafaia ao nome de Tarcísio de Freitas (Republicanos) para o Planalto, publicando imagens do governador com o presidente Lula.

Ouça agora AO VIVO