
Embora seja presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia deu uma grande demonstração de desprestígio junto aos prefeitos ao conseguir mobilizar apenas seis gestores municipais para a audiência pública realizada na última quarta (5), na Assembleia Legislativa de Pernambuco, para discutir projetos de isenção do IPVA.
Desde o princípio, Gouveia tem levantado questionamentos sobre as propostas de isenção do imposto para motoristas de aplicativo e motocicletas de até 170 cilindradas, além de automóveis com mais de 15 anos de fabricação ou com motor híbrido. Ele alerta para o impacto das medidas nas receitas das prefeituras e para a necessidade de prever compensações.
No entanto, a tentativa de mobilização de Marcelo Gouveia em torno da pauta não surtiu efeito. Apenas representantes de Panelas, Altinho, Riacho das Almas, Belém de Maria, Barra de Guabiraba e Aliança atenderam à convocação para marcar presença na Alepe. O quórum revela o baixo poder de articulação do presidente da Amupe, que não tem conseguido unir os prefeitos em torno de causas comuns.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Foco nas urnas – O que se comenta nos bastidores é que Marcelo Gouveia (Podemos) tem trabalhado firme para fortalecer sua candidatura a deputado federal. Se, por um lado, ele ainda não conseguiu mobilizar a classe em pautas de interesse dos municípios, por outro, já conquistou o apoio de 15 prefeitos para seu projeto eleitoral em 2026.
Corda bamba – Uma fonte palaciana revelou à coluna que o secretário de Planejamento, Fabrício Marques, não estaria confortável na pasta e poderia ser o próximo a deixar o governo Raquel Lyra. Um dos principais pontos de desgaste seria a forma como a Casa Civil tem conduzido os assuntos relacionados ao orçamento do Estado.
Mesmo sangue – O novo chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Felipe Monteiro Costa, nomeado ontem (7) pela governadora Raquel Lyra (PSD), é irmão do presidente da Copergás, Bruno Monteiro Costa, que ocupa o cargo desde janeiro deste ano. Além do laço familiar, os dois irmãos agora exercem funções de destaque no governo estadual.
Pauta positiva – Para minimizar o impacto da exoneração do então chefe da Polícia Civil, Renato Leite, a governadora Raquel Lyra (PSD) convocou, no mesmo dia, 477 candidatos da segunda turma da PCPE. A matrícula para o Curso de Formação Profissional terá início em 17 de novembro.
Araripina – No mesmo dia em que o prefeito Evilásio Mateus declarou apoio a João Campos (PSB) para o Governo de Pernambuco em 2026, o deputado Eduardo da Fonte (PP) anunciou a deputada Roberta Arraes (PP) como presidente da Federação União Progressista no município, deixando a líder do governo na Alepe, deputada Socorro Pimentel (UB), em segundo plano.











