Recife reforça parceria com o Ministério da Saúde nas obras do Hospital da Criança

Notícias
Por Redação
15 de dezembro de 2025 às 21h15min
Foto: Edson Holanda

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), e o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Mozart Sales, realizaram, nesta segunda (15), uma visita técnica às obras do Hospital da Criança do Recife Antônio Carlos Figueira (HCR), na Avenida Recife. A agenda também incluiu uma passagem institucional pelo Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), unidade já em funcionamento na Estância.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Estamos vistoriando a obra do Hospital da Criança ao lado do Ministério da Saúde. Essa é a maior obra de saúde pública em execução no Recife e, no primeiro trimestre do próximo ano, vamos inaugurá-la para garantir atendimento às crianças da cidade”, afirmou o prefeito João Campos, destacando a parceria com o Governo Federal.

Na última sexta (12), o secretário Mozart Sales anunciou o repasse de R$ 25 milhões para a aquisição de equipamentos destinados ao Hospital da Criança do Recife. O investimento será aplicado na compra de equipamentos de alta complexidade, como tomógrafo, equipamento de ressonância magnética, focos cirúrgicos, equipamentos oftalmológicos, eletroencefalógrafo, eletroneuromiógrafo e aparelhos voltados à avaliação em otorrinolaringologia e fonoaudiologia.

Previsto para entrega em 2026, o Hospital da Criança contará com 60 leitos, sendo 32 clínicos, 10 cirúrgicos, 28 de internamento pediátrico e 10 de UTI pediátrica, com capacidade estimada de internamento de 278 pacientes por mês, podendo ser ampliada conforme a demanda. O ambulatório reunirá 18 especialidades médicas, entre elas pediatria, cardiopediatria, pneumologia, endocrinopediatria, neuropediatria, psiquiatria e hebiatria.

O Hospital da Criança no Recife será um grande complexo pediátrico, com 18 especialidades médicas, oito não médicas, centro de diagnóstico com 26 tipos de exames, duas salas cirúrgicas e uma escola para crianças internadas. O objetivo é ampliar o cuidado e reduzir filas, garantindo atendimento integral”, afirmou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

A secretária de Projetos Especiais do Recife, Marília Dantas, destacou o estágio da obra. “A construção avança de forma consistente e entra agora em uma etapa decisiva, com a instalação da rede elétrica, climatização, água gelada, gases medicinais, além de toda a infraestrutura de tecnologia da informação e automação”, explicou.

Vimos aqui um equipamento belíssimo, com acabamento de alta qualidade, pensado com cuidado e carinho para as crianças recifenses que serão atendidas”, destacou o secretário Mozart Sales.

Hospital da Pessoa Idosa 
Após a visita ao Hospital da Criança, a comitiva esteve no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, na Estância, onde conheceu as instalações e os serviços prestados pela unidade, que é gerida pela Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH). Inaugurado em 1º de outubro de 2021, o hospital conta com 72 leitos de internamento, sendo 62 de enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de quatro salas cirúrgicas, leitos de recuperação pós-anestésica e ambulatório com 13 consultórios especializados.

Ouça agora AO VIVO