
A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS) e da Secretaria da Mulher (SEMU), participou, nesta segunda (15), da Solenidade de Instalação dos Comitês Estratégicos e Gestor do Plano Nacional de Cuidados – Brasil que Cuida, em Brasília.
O evento marcou a apresentação das ações do plano e a abertura do processo de adesão dos entes federativos, com foco na construção de políticas públicas voltadas ao cuidado, à proteção social e à garantia de direitos.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Durante a programação, a secretária de Assistência Social e Combate à Fome, Katiuska Lopes, e a secretária executiva da Secretaria da Mulher, Hannah Miranda, assinaram o Termo de Adesão de Caruaru ao Plano Brasil que Cuida, em nome do prefeito do município, Rodrigo Pinheiro (PSD), formalizando a inserção do município na Política Nacional de Cuidados.
“Este é um momento simbólico e representativo para Caruaru, que está entre os primeiros municípios a aderirem à Política Nacional de Cuidados. A iniciativa reforça a intersetorialidade e a compreensão de que o cuidado, em todos os ciclos de vida, é uma responsabilidade do Estado, da família e da comunidade”, destacou Hannah Miranda.
Como case de sucesso do município, Caruaru apresentou a experiência da Lavanderia Pública Dona Maria Eunice Albuquerque. Isabel Santiago, usuária do equipamento, participou da mesa de abertura do encontro representando a iniciativa.
“A Lavanderia é um projeto muito importante e que ajuda muitas mulheres. O espaço vai além de lavar roupa, é um local de apoio e convivência, onde compartilhamos experiências, dividimos nossas alegrias e dificuldades. A horta comunitária também faz parte desse cuidado, funcionando como uma terapia não só para as mulheres, mas também para os homens que participam da lavanderia”, destacou Isabel Santiago.
A participação de Caruaru na solenidade reafirma o compromisso da gestão municipal com a consolidação das políticas públicas de cuidado, sob coordenação da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, com atuação intersetorial.














