
Após quase 16 anos no bairro do Bongi, a Secretaria de Saúde passa a concentrar suas atividades em um prédio mais moderno e funcional, inaugurado pela governadora Raquel Lyra (PSD) nesta terça (23), no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife. No evento, a gestora também entregou 87 camas hospitalares elétricas para crianças com microcefalia e reforçou a frota estadual com 20 novas ambulâncias de suporte avançado.
“Hoje inauguramos a nova sede da Secretaria de Saúde, garantindo uma estrutura mais funcional, trabalhando como as grandes empresas do mundo trabalham, diminuindo as distâncias, que muitas vezes atrapalham o desenvolvimento dos processos e geram mais burocracia. Agora temos a Saúde num novo momento, para que os trabalhadores possam chegar até aqui também com o pé no acelerador. Além das novas camas hospitalares entregues hoje, para que essas crianças possam ser acolhidas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Com 22 mil metros quadrados de área construída, a nova sede foi projetada para garantir mais eficiência administrativa, acessibilidade e melhores condições de trabalho. Para a secretaria de Saúde, Zilda Cavalcanti, a entrega mostra a valorização dos profissionais e a firmeza em cuidar da população.
“Os quase 3 mil servidores que trabalham nessa sede fazem a saúde acontecer no nosso Estado, e esse é um verdadeiro presente de Natal, que fecha um ano de muitas entregas. Os servidores estão muito felizes com essa expressão de cuidado”, frisou a titular da pasta.
Além do fortalecimento da parte administrativa, a governadora Raquel Lyra também fez a entrega de 87 camas hospitalares elétricas destinadas a crianças com microcefalia e comorbidades crônicas, distribuídas conforme a necessidade dos pacientes em sete Gerências Regionais de Saúde.
Também foram entregues 20 novas ambulâncias do tipo D, equipadas com Unidades de Suporte Avançado, destinadas ao atendimento de pacientes em estado grave. Os veículos serão distribuídos entre os seguintes hospitais:
- Hospital Regional Dom Moura (HRDM);
- Hospital Otávio de Freitas (HOF);
- Hosítal Agamenon Magalhães (HAM):
- Hospital Getúlio Vargas (HGV):
- Hospital Correia Picanço (HCP):
- Hospital Regional José Fernandes Salsa (HRJFS);
- Hospital Regional Inácio de Sá (HRIS);
- Hospital Professor Agamenom Magalhães (HOSPAM);
- Hospital Jpão Murilo de Oliveira (HJMO);
- Hospital Pelópidas Silveira (HPS);
- Hospital Regional Emília Câmara (HREC);
- Hospital Regional de Palmares – Silvio Magalhães (HRPSM);
- Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC);
- Hospital da Restauração (HR);
- Hospital Regional Belarmino Correia (HRBC);
- Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope).













