
A Prefeitura do Recife entregou, neste sábado (17), a primeira etapa da nova rota de saída do bairro do Ibura, na Zona Sul da cidade. Com investimento total de R$ 12 milhões, a obra contempla serviços de pavimentação, drenagem, macrodrenagem e urbanismo social de áreas públicas. Os recursos são provenientes de convênio com o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal, além de contrapartida da gestão municipal. O prefeito João Campos (PSB) e o secretário de Infraestrutura e vice-prefeito, Victor Marques (PCdoB), participaram da entrega.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
“Hoje estamos entregando a primeira etapa e, neste momento, a via vai funcionar como um acesso local para atender a comunidade. Em um futuro próximo, com a entrega da segunda e da terceira etapas, a gente vai viabilizar um novo acesso para o Ibura. Quem vem pela Avenida Recife poderá entrar por aqui, sem precisar passar pela Dom Hélder”, destacou o prefeito João Campos.
O prefeito afirmou ainda que a mudança permitirá o alargamento da Dom Hélder, que vai funcionar como uma espécie de mini Via Mangue, com uma grande área de retenção embaixo, para armazenar a água da chuva e evitar alagamentos na Avenida Recife. “Além disso, teremos parques, equipamentos esportivos e uma grande obra de canalização para reforçar a drenagem da região. É um investimento de R$ 12 milhões, que mostra o cuidado com o Ibura e com toda essa área da cidade”, completou João Campos.
Iniciadas em novembro de 2024, as obras devem ser totalmente concluídas ainda neste primeiro semestre. A principal intervenção é a implantação de um novo corredor viário, com aproximadamente 1.100 metros de extensão em sentido único (Ibura–Centro), ligando a Avenida Dom Hélder Câmara à Avenida Recife. A nova rota vai melhorar a mobilidade da região, oferecendo mais uma alternativa de saída do bairro do Ibura e facilitando a conexão com a Avenida Recife e o bairro do Ipsep.
A primeira etapa entregue neste sábado contempla pavimentação, drenagem, calçadas e sinalização das ruas do Conde e Pitimbú, além de trechos da Avenida José Brasileiro Vila Nova e da Rua Manaíra. O projeto prevê ainda a implantação de um novo sistema de macrodrenagem, com a conformação e o desassoreamento de um canal existente, com o objetivo de minimizar os alagamentos na região. Os passeios públicos estão sendo requalificados com rampas de acessibilidade, piso tátil e direcional, além de rebaixamento de meio-fio. Todo o trecho da intervenção receberá arborização e paisagismo.
Além das melhorias viárias, a iniciativa inclui a urbanização de áreas públicas, com a criação de novos espaços de lazer e convivência, como quadra esportiva, parque infantil, campo de futebol requalificado, mesas de jogos, área para piquenique e mobiliário urbano. Na Avenida Recife, será implantado um canteiro central para viabilizar o cruzamento e a conexão com a Rua Aderbal de Melo e o bairro do Ipsep.














