Simepe promove debate sobre autonomia médica e planos de saúde

Notícias
Por Redação
9 de fevereiro de 2026 às 11h20min
Foto: Divulgação

A interferência das seguradoras de saúde na relação entre médico e paciente foi tema de uma reunião realizada na última quinta (5), com a participação do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). O encontro reuniu representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), da Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE), da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), da Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps), do Procon Pernambuco e do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe).

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Durante a discussão, as instituições analisaram a atuação das seguradoras nas condutas médicas e os possíveis reflexos na autonomia profissional, na assistência prestada e nos direitos do paciente enquanto consumidor de serviços de saúde. As entidades destacaram a importância de assegurar a boa prática médica e de manter o atendimento pautado em critérios técnicos, éticos e centrados no beneficiário.

A presidente do Simepe, Carol Tabosa, afirmou que o tema envolve não apenas a categoria médica, mas também os usuários dos planos de saúde. “Quando a autonomia médica é desrespeitada por interesses administrativos ou financeiros, quem mais sofre é o paciente. Nosso compromisso é com uma medicina ética, baseada na ciência e no cuidado individualizado. Defender o ato médico é defender vidas”, declarou.

Como encaminhamento, foi definida a realização de um novo encontro no dia 26 de fevereiro, na sede do MPPE, com a participação das seguradoras de saúde. A proposta é discutir medidas institucionais relacionadas à autonomia médica, aos direitos dos pacientes e à organização da assistência à saúde em Pernambuco.

Ouça agora AO VIVO