Votação sobre veto dos cachês do Carnaval de Olinda é adiada para quinta (12)

Notícias
Por Redação
10 de fevereiro de 2026 às 12h30min
Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Olinda não votou, na sessão desta terça (9), o veto da prefeita Mirella Almeida (PSD) à emenda que estabelece prazo máximo para o pagamento dos cachês do Carnaval. A análise do veto, que estava prevista para ocorrer no plenário, foi adiada para a sessão da próxima quinta (12), em razão de pendências na análise de parecer pela Comissão de Legislação e Justiça e pela Procuradoria da Casa para a apreciação da matéria.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

O veto da prefeita recai sobre a emenda que fixa prazo máximo de até 45 dias após o Carnaval para o pagamento dos cachês, além de prever penalidades em caso de descumprimento, como atualização monetária, juros, multa e prioridade desses débitos no cronograma de restos a pagar. A proposta, feita pela vereadora Eugênia Lima (PT) foi aprovada por unanimidade pela Câmara em dezembro do ano passado, mas acabou barrada pelo Executivo.

O adiamento da votação ocorre em meio a um contexto de desgaste da gestão municipal às vésperas do Carnaval. Nos últimos dias, a Prefeitura de Olinda tem colecionado críticas e questionamentos relacionados à organização da festa, à transparência na contratação das atrações e aos valores pagos em cachês.

Além disso, a gestão vem sendo duramente criticada por vereadores e a população olindense pelos problemas encontrados na cidade, a exemplo dos montantes de lixo espalhados pelas ruas. O assunto também foi abordado na sessão, com o pedido de abertura de uma CPI, feito por Eugênia, para investigar a coleta de dejetos na cidade alta. Ideologicamente contrário à petista, o vereador Alessandro Sarmento (PL) afirmou que irá assinar o documento. Já o parlamentar Biai (Avante) fez um requerimento verbal convocando o secretário de Gestão Urbana, Rafael Arruda, para prestar esclarecimentos na Câmara de Olinda.

Ouça agora AO VIVO