
A Câmara Municipal do Recife aprovou, nesta terça (10), três Votos de Aplausos ao filme brasileiro “O Agente Secreto”, que conquistou quatro indicações ao Oscar 2026: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator — com Wagner Moura — e Melhor Seleção de Elenco.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
As proposições foram apresentadas pela vereadora Liana Cirne (PT) e direcionadas ao ator Wagner Moura, ao diretor Kleber Mendonça Filho e ao diretor de elenco Gabriel Domingues.
Apesar da aprovação por maioria simples, os requerimentos registraram votos contrários de parlamentares da extrema-direita. Votaram contra Eduardo Moura (Novo), Felipe Alecrim (Novo), Gilson Machado Filho (PL), Paulo Muniz (PL), Fred Ferreira (PL) e Thiago Medina (PL).
Durante a defesa das homenagens, Liana destacou a relevância da capital pernambucana na construção da obra, “O Recife não é pano de fundo, mas personagem central da narrativa. A cidade, suas ruas, sua arquitetura e sua memória política estruturam o filme e dão sentido à obra. Valorizar O Agente Secreto é afirmar o compromisso com a cultura, com a democracia e com a liberdade de expressão”, afirmou.
Com as quatro indicações, o longa iguala o recorde histórico do cinema brasileiro, marca anteriormente alcançada por Cidade de Deus, em 2004.














