
Embora lideranças petistas admitam a tendência de apoio oficial da legenda ao prefeito João Campos (PSB) na disputa pelo Governo de Pernambuco, o presidente Lula não poderá desprezar a governadora Raquel Lyra (PSD). Com o objetivo de se reeleger ainda no primeiro turno, o chefe do Planalto precisa conquistar o máximo de votos no estado, que é o sétimo maior colégio eleitoral do país, para compensar o avanço da direita em outras regiões.
Com 61% de aprovação, segundo o Datafolha, e reduzindo a diferença nas intenções de voto em relação a João Campos, Raquel se consolida como uma potencial candidata com reais chances de vitória. Lula sabe disso. Soma-se a esse cenário o fato de a governadora integrar um partido que pode desempenhar papel estratégico na eleição nacional.
A presença de Lula no Galo da Madrugada deve funcionar como um termômetro da forma como ele pretende se posicionar em relação a Raquel. Embora a governadora ainda não tenha declarado apoio público ao presidente, será difícil que não caminhe ao lado do petista, especialmente diante da atenção e do suporte que a União tem direcionado ao governo estadual.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Juntos – Depois de sair do evento que celebrou 46 anos do Partido dos Trabalhadores na Câmara do Recife, o senador Humberto Costa (PT) seguiu para acompanhar a subida do Galo da Madrugada ao lado do prefeito do Recife e pré-candidato a governador, João Campos (PSB). O congressista caminha para ocupar uma das vagas na futura chapa majoritária.
Roteiro – O senador Humberto Costa (PT) afirmou que Geraldo Alckmin (PSB) é “um excelente vice” e, nas condições atuais, “é ou seria o melhor candidato” para a função. Destacou seu trabalho no governo, mas ponderou que a definição da chapa nacional ocorrerá em momento próprio, em debate entre PT, Lula, PSB e João Campos.
Ambientada – Depois de participar em Salvador das comemorações dos 46 anos do PT, a deputada Dani Portela, que conta com o aval do presidente Lula para ingressar na legenda, também esteve celebrando o aniversário do partido em solenidade realizada na Câmara do Recife. A parlamentar parece estar bastante entrosada com os novos companheiros.
Irreversível – Apesar da expectativa da classe política por um eventual recuo de Marília Arraes (SD) na corrida pelo Senado, para buscar novamente uma cadeira na Câmara Federal, aliados enxergam que o projeto à Casa Alta é um caminho sem volta. Eles consideram que o desempenho da ex-parlamentar nas pesquisas fazem da candidatura algo inevitável.
Nova casa – Após anunciar saída do PL, o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ingressa oficialmente hoje (12), no Podemos. A ficha de filiação será assinada num evento que será realizado em um hotel de Boa Viagem e deve contar com a presença de nomes do partido, a exemplo do presidente estadual da legenda, Marcelo Gouveia.














