Igrejinha dos Carneiros será tombada pela Fundarpe

Notícias
Por Karol Matos
13 de fevereiro de 2026 às 07h30min
Foto: Leonardo Mello

A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) iniciou, na última terça (10), o processo de tombamento da Igrejinha dos Carneiros. A Capela de São Benedito, fica localizada à beira-mar, em Tamandaré, e é muito procurada por personalidades políticas e famosos para casamentos e batizados.

O edital de tombamento foi divulgado nesta sexta (13). O documento é assinado pela presidente da Fundarpe, Renata Borba, e com a publicação, a igreja já passa a contar com tombamento provisório. Até a conclusão do processo, o imóvel permanece protegido como se fosse definitivamente tombado. A autorização para a abertura do processo foi dada pela secretária de Cultura, Cacau de Paula.

“Construída no século XVIII, é um bem remanescente da ocupação religiosa do período colonial no litoral sul, apresentando valor histórico, arquitetônico, cultural, simbólico, turístico e paisagístico. Tais atributos e valores embasam o pedido de proteção, conforme a Lei n.° 7.970 de 18 de setembro de 1979 e seu Decreto Regulamentador n.° 6.239 de 11 de janeiro de 1980”, detalha um trecho do edital.

O processo não tem prazo fixo para ser concluído. A duração depende da instrução técnica conduzida pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico da Fundarpe, que realiza vistorias, pesquisas e elabora pareceres para embasar a decisão final. O trâmite pode durar meses ou até anos, a depender da complexidade do caso e da celeridade das instâncias responsáveis.

Durante esse período, ficam asseguradas ao bem as mesmas prerrogativas legais de um patrimônio oficialmente tombado, inclusive no que diz respeito a restrições de alteração estrutural e descaracterização.

Ouça agora AO VIVO