
Sob o comando da governadora Raquel Lyra (PSD), o Governo de Pernambuco ganhou um importante trunfo político e administrativo após o Carnaval de 2026 registrar os melhores indicadores de segurança desde o início da série histórica, em 2004.
Conforme balanço divulgado, a redução de crimes como roubos de celulares (-51%), assaltos (-40,1%) e homicídios (-5%) durante os dias de festa consolidou um cenário que há anos era tratado como um dos principais desafios do Estado. Em números absolutos, foram 57 homicídios, o menor patamar já registrado no período momesco, resultado que reforça o planejamento e reforço efetivo do policiamento.
O desempenho se dá graças ao investimento direto de R$ 12,3 milhões da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco e à ampliação do efetivo nas ruas, com a presença dos “laranjinhas”. A queda nos roubos, que passaram de 152 para 91 casos, revela o impacto concreto das ações operacionais, especialmente nos dois polos, como Recife e Olinda, na Região Metropolitana.
O Carnaval, historicamente considerado um período crítico, passa a servir como termômetro da capacidade de resposta do Governo de Pernambuco.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Alavanca no canto – O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, mal deixou o Carnaval esfriar e já caiu em campo nas articulações. Ele, que dirige o Republicanos em Pernambuco, esteve ontem (19) com o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, que comanda o PSDB no estado.
A bola da vez – Apesar de dialogar com o Solidariedade e o PDT, a pré-candidata ao Senado, Marília Arraes, ainda não decidiu seu futuro político. Recentemente, ela também foi procurada por lideranças do MDB a nível nacional. Atualmente, o partido possui a terceira maior bancada do Senado.
Possibilidade – A movimentação política envolvendo José Queiroz ganhou força nos bastidores após especulações de que o ex-prefeito, atualmente com futuro incerto no PDT, poderia migrar para o PSDB, partido comandado pelo presidente da Alepe, Álvaro Porto. A legenda tem montado uma boa chapa, capaz de eleger até cinco deputados estaduais.
Saldo positivo – A agenda carnavalesca do deputado federal Guilherme Uchoa Jr. continua ativa. Ele segue visitando suas bases e ampliando apoios por onde passa. De malas prontas para o PSD, ele caminha para conquistar uma boa votação na chapa que vem sendo estruturada para eleger um número considerável de parlamentares.
Bronca – Após o ex-ministro Gilson Machado (Podemos) iniciar uma campanha de distribuição de adesivos do senador Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República, o deputado federal Coronel Meira (PL) usou as redes sociais para repudiar a atitude do sanfoneiro. Sem citar nomes, disse tratar-se de crime eleitoral.












